EXPOSIÇÃO PRORROGADA ATÉ O DIA 02/04!

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, entre os dias 08 de dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, a exposição Ponto de Fuga, do artista mineiro Marcus Paschoalin. Ela conta com uma série de obras produzidas ao longo dos últimos 28 anos da trajetória do artista, representando suas diferentes fases e estilos. A exposição é a primeira mostra individual realizada por Paschoalin em um Museu, o que a torna um marco significativo para sua carreira. A mostra integra, também, as comemorações dos 125 anos do Prédio Rosa, celebrado no dia 12 de dezembro, edifício histórico da cidade de Belo Horizonte e que abriga o Museu das Minas e do Metal.

Ponto de Fuga

A versatilidade é característica marcante no trabalho de Marcus Paschoalin, que possui obras realizadas em diferentes suportes ou superfícies como telas, madeiras, grandes empenas, automóveis e até aviões. Suas pinturas são produzidas com o uso de tinta látex, sintética e, na maioria das vezes, tinta em spray e resina. Outra linguagem marcante em seu trabalho é a cor, elemento com forte presença entre linhas e formas geométricas, proporcionando diversidade e renovação visual entre cada exemplar criado pelo artista.

A exposição foi inspirada no conceito “ponto de fuga”, termo artístico que representa uma referência no horizonte, criada por linhas de um desenho, que conduzem a visão do espectador e ajudam a construir uma perspectiva à obra, tornando-a mais realista. Esse conceito também está na experiência proposta pelo artista para sua nova mostra, permitindo ao visitante percorrer um caminho entre uma tela à outra, criando uma perspectiva das três décadas da sua própria carreira, ilustrada nastelas expostas no MM Gerdau.

Para garantir a acessibilidade aos diversos tipos de público, a exposição Ponto de Fuga terá diferentes recursos inclusivos: a mostra contará com texto descritivo em braile, mobiliário expositivo com altura adaptada, Qr-Code com os conteúdos disponíveis em Libras e áudio das obras, além de exemplares que poderão ser tocadas por pessoas com deficiências visuais. Além disso, o elevador do Prédio Rosa poderá ser utilizado para garantir o acesso à exposição, localizada no Andar do Metal, terceiro pavimento expositivo do MM Gerdau.

Marcus Paschoalin

Marcus Paschoalin é natural de Belo Horizonte e descobriu seu talento para as artes aos 14 anos. Hoje, com 43 anos, tem em seu DNA a música, a modernidade e a pluralidade do mundo. Formado em Publicidade e também em Design Gráfico, começou sua carreira de forma espontânea, movido pelo amor à arte e às suas experimentações. Admirador da cultura e influências dos anos 1950 e 1960, encontra sua inspiração e referências nos artistas dessa época e, influenciado pelos estilos optical, pop art e arte abstrata, o artista já expôs seus trabalhos no Brasil, EUA e Europa.

EXPOSIÇÃO PONTO DE FUGA – MARCUS PASCHOALIN
Data: 08/12/2022 a 02/04/2023
Horário: horário de funcionamento do MM Gerdau
Local: MM Gerdau Museu das Minas e do Metal (Andar do Metal – 3º Piso)
Endereço: Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº 680, Funcionários – BH
Entrada gratuita!

 

08/12/2022 a 02/04/2023 Horário de funcionamento do Museu
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Exposição

Veja também