A exposição “USINA WIGG – OS PRIMÓRDIOS DA SIDERURGIA NO BRASIL”, em cartaz no MM Gerdau de 28/05/2024 a 07/08/2024, apresenta uma jornada ao passado, às histórias, lugares e memórias da usina. Localizada em Miguel Burnier, distrito da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, ela está situada na região central do estado, no Quadrilátero Ferrífero: uma província geológica brasileira, notadamente conhecida por suas jazidas de minérios de ouro, ferro e manganês.

A Usina Wigg

Localizada no coração do estado de Minas Gerais, a usina segue preservada na forma de ruínas, em um sítio arqueológico industrial. Em seu auge produtivo, no começo do século XX, ela foi a maior exportadora de manganês do Brasil e integrou os principais complexos industriais da produção de ferro, sendo o ensaio histórico perfeito para os processos siderúrgicos contemporâneos do país.

Da sua inauguração no século XIX, no ano de 1893, até seus os últimos dias de atividade industrial, nos anos de 1969, a Usina Wigg foi referência em processos de fundição do início da indústria siderúrgica, da mineração de manganês e dos sistemas logísticos ferroviários da época. Criada pelo Comendador Carlos da Costa Wigg, em parceria com o Engenheiro Joseph Gerspacher, a usina esteve em atividade por 76 anos, garantindo seu lugar na história da siderurgia e da economia de Minas Gerais.

Suas ruínas preservam a história de um tempo e de processos industriais que revolucionaram a indústria, assim como seu alto-forno, único do país construído no século XIX e que ainda está preservado em seu local de origem. A Usina Wigg e o distrito de Miguel Burnier iniciaram uma dinâmica que vemos até hoje, de empreendimentos minerários e municípios mineradores, onde o território e a cultura são construídos e transformados pela história de uma região que, agora, será contada em seus preciosos detalhes.

A exposição é realizada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelo SESI – Serviço Social da Indústria e Secretaria do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, possui o patrocínio da Gerdau, gestão museológica do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, apoio institucional do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e do Centro de Convenções de Ouro Preto, da Universidade Federal De Ouro Preto (UFOP), Arquivo Público Mineiro (APM), apoio da CBMM e parceria com o Circuito Liberdade, por meio do Governo de Minas Gerais.

A exposição é gratuita, acessível e interativa. Não perca!

USINA WIGG – OS PRIMÓRDIOS DA SIDERURGIA NO BRASIL
Data: 28/05/2024 a 07/08/2024
Hora: Terça a domingo, das 10 às 17h (entrada até às 16h30), quintas-feiras, das 10 às 22h (entrada até às 21h30)
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Endereço: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG

de 28/05 Terça a domingo, das 10 às 17h, quintas-feiras, das 10 às 22h
a 07/08 Terça a domingo, das 10 às 17h, quintas-feiras, das 10 às 22h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também