O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, entre os dias 19/08 e 12/10, a exposição fotográfica “Vasto Sertão Gerais, o Cerrado de Minas”, com imagens do jornalista Cezar Félix e curadoria de Maria Vaz.

“Entre trilhas e atalhos, ladeados de buritis e palmeiras despenteadas, rios remansos e paisagens vertentes: um vasto sertão. Num lugar que não é só território, mas que habita e é habitado por ele, o sertão manifesta-se no meio da travessia, ou “dentro da gente”, como escreveu Guimarães Rosa.

E Cezar Félix, ávido leitor de Rosa, atravessa o cerrado mineiro encantado pelas veredas estreitas — os oásis do sertão —, pelos recantos verdes e pelo canto das araras-canindé, guiando-nos pelas fotografias que tanto desvelam caminhos quanto nos intimam a ver de perto, num convite à contemplação. De muito perto, vê-se nascer um rio que cruza centenas de municípios. “Opará”, “Parapitinga”, “Velho Chico” ou “São Francisco”; os quase três mil quilômetros do seu curso d’água nascem ladeados de campos úmidos e rupestres. Outras águas caem de pontos tão altos que ver de longe faz mais vista à imensidão da queda.

Fazendo jus ao nome, veem-se as tão sempre-vivas que vagalume iam flutuantes em qualquer estação do ano. Vê-se, nesses caminhos que não se acabam, quem também os percorreu. Sem fim ou começo, dá-se meio ao percurso, desentendido de tempo, carecido de voltas. E pausas. É preciso deixar-se perder, que, quando menos se espera, o sertão atravessa.”

Cezar Félix é jornalista e fotógrafo; graduado em Comunicação Social pela PUC-Minas. É editor do Revista Sagarana — Turismo, Cultura e Natureza em Minas Gerais — e do portal www.revistasagarana.com.br, além da Revista Sagarana Digital. Editou e organizou a série de livros “Minas de tantos Geraes – volume 1 e volume 2”, além de outros livros de arte (“As muitas Minas e a vastidão dos Gerais”, “Congado de Nossa Senhora do Rosário do Retiro” e “Guia Minas Gerais”) que têm a fotografia como base da linha editorial. É diretor-editor da empresa Veredas Editora, Fotografia e Jornalismo Especializado.

Maria Vaz, mestra em artes pela EBA/UFMG, é artista visual, fotógrafa, pesquisadora, curadora, gestora cultural e professora de fotografia. É membro dos coletivos Women Photograph e Mulheres Luz e co-fundadora, com Bárbara Lissa, do duo Paisagens Móveis, com o qual publicou o fotolivro “Três Momentos de um Rio” (2021), apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e foi selecionada pelo Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em 2021. No mesmo ano foi contemplada com o XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e, em 2019, selecionada e o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Seu trabalho foi exibido em diversas exposições no Brasil, destacando: Cosmoplíticas (Foto em Pauta, Tiradentes, 2022 e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, Belo Horizonte, 2022); 1º Salão Nacional de Arte Fotográfica (Rio de Janeiro, 2021); Presença (São Paulo, 2021); Pequeno Encontro da Fotografia (Olinda, 2020); 45° Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional (Ribeirão Preto, 2020).

EXPOSIÇÃO – VASTO SERÃO GERAIS, O CERRADO DE MINAS
Data e horário: 19/08 a 12/10, horário de funcionamento do MM Gerdau: terça a domingo, das 12 às 18h (entrada até 17h20) e, quintas-feiras, das 12 às 22h (entrada até 21h20).
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita!

19/08 a 12/10 Horário de funcionamento do MM Gerdau
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Exposição

Veja também