O MM Gerdau enquanto espaço não formal de educação vem, através da pesquisa e atividades direcionadas ao público, reiterar seu compromisso de fomentar e instigar as discussões sobre ciência e tecnologia. Em sua missão e visão reafirma o compromisso de trazer as discussões científicas para o Prédio Rosa e ser um espaço de referência em geociências. Buscando dar visibilidade ao seu DNA, à geociência, apresenta o projeto “Férias é no museu”, destinado ao público em férias, que tem como proposta oferecer um programa de atividades que proporcionem a oportunidade de desenvolver a mente científica e pesquisadora por meio de oficinas que trazem de forma lúdica temas técnicos-científicos que se fazem presentes em nosso dia a dia.

Através de oficinas e atividades lúdico-pedagógicas o Educativo do MM Gerdau se propõe a discutir a importância da ciência, da metalurgia, da mineralogia e da arte para o desenvolvimento humano; apresentar e aproximar conceitos das ciências da terra, cristais, minerais e seus variados processos de formação, a linguagem de sinais (Libras) como um importante instrumento de comunicação e produção de conhecimento; relacionar as propriedades dos minerais, elementos químicos e suas gênesis ao dia a dia das sociedades.

Para todas as oficinas, com exceção do Ateliê Científico, será obrigatório a realização de inscrição com trinta minutos de antecedência.

Pedimos atenção ao cumprimento das normas de proteção contra a SARS-CoV-2, a rigor: sugestão do uso de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social.

PROGRAMAÇÃO:

OFICINA DE CRISTAIS
Data e Horário: 17 e 31/01, das 14h30 às 16h

Local: Auditório Bateia
Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição presencial, 30 minutos antes da sessão.
Público: a partir de 8 anos
Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 8 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão.
Número máximo de participantes: 15 participantes mais acompanhantes

Oficina onde o público terá a oportunidade de criar seu próprio cristal em uma atividade dinâmica e instigante que traz o “fazer ciência” como elemento central. Iremos conversar sobre a formação de alguns minerais: sua constituição, seus elementos químicos, suas formas e sua presença constante no nosso dia a dia.

OFICINA TECER ESTRELAS
Data e Horário: 18 e 24/01, das 14h30 às 16h
Local: Praça de Convivência
Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição presencial, 30 minutos antes da sessão.
Público: a partir 5 anos
Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 5 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão.
Número máximo de participantes: 10 participantes mais acompanhantes

Através do bordado, o público fará sua própria leitura da exposição “Meteoritos”, bordando constelações, meteoritos e outros elementos do sistema solar, materializando suas experiências e aprendizados através da expressão artística do bordar.

ATELIÊ DE LIBRAS: NA PALMA DA MÃO
Data e Horário: 27/01, das 14h30 às 16h.
Local: Praça de Convivência
Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição presencial, 30 minutos antes da sessão.
Público: a partir 6 anos
Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 6 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. A oficina contará com interpretação simultânea em libras.
Número máximo de participantes: 10 participantes mais acompanhantes

Nesta oficina o público será convidado a se aproximar da língua brasileira de sinais, Libras, através do universo dos minerais: seus nomes e suas histórias. O aprendizado e a memória da experiência serão materializados através da confecção de um chaveiro com massa de biscuit. Esta oficina conta com intérprete de Libras.

DONA IZABEL ENSINOU: ARGILA E ARTE NO VALE DO JEQUITINHONHA
Data e Horário: 20 e 25/01, das 14h30 às 16h
Local: dia 20/01 – Praça de Convivência e dia 25 /01 – TerrAço
Inscrições: Será obrigatório a realização de inscrição no local, 30 minutos antes da sessão.
Público: a partir de 3 anos
Acessibilidade: Acessível para crianças (a partir de 3 anos com responsável), pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão. A contação de história terá interpretação simultânea em libras.
Número máximo de participantes: 30 participantes mais acompanhantes

Por meio de uma contação de histórias o Educativo cria laços entre a imaginação e a prática: uma viagem ao Jequitinhonha e a prática experimental de moldar minerais na argila! Ficaram curiosos?

ATELIÊ CIENTÍFICO
Data e Horário: 17 a 21/01 e 24 a 27/01, 12h às 17h; 19 e 26/01, quintas-feiras, das 15 às 19h.
Local: dias 17, 18, 19, 20 e 27  no Auditório Bateia e dias 21, 24, 25 e 26 na Praça de Convivência
Não há inscrição prévia. Sujeito à lotação do espaço.
Público: Livre
Acessibilidade: Acessível para crianças de qualquer idade, desde que acompanhadas, pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão.
Número máximo de participantes: 15 participantes mais acompanhantes

O Ateliê Científico comporta e abarca diversas atividades lúdico-pedagógicas, como jogos de tabuleiro e a produção de tintas minerais, centradas em torno da promoção e da divulgação científica, sem restrição de idade e, sempre que possível, acessíveis a todos os públicos. Destacamos que durante a realização de sessões de oficinas que serão ofertadas no mesmo ambiente, o Ateliê Científico ficará com entrada e permanência restrita 30 minutos antes e 30 minutos após a realização da oficina.

ENCONTRO DE COLECIONADORES DE MINERAIS MIRINS
Data e Horário: 28/01, das 14 às 16h
Local: Praça de Convivência
Não há inscrição prévia. Sujeito à lotação do espaço.
Público: Livre
Acessibilidade: Acessível para crianças, pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas com deficiência visual e com baixa visão.
Número máximo de participantes: Livre

Em 2023 o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a primeira edição do Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais. Como um museu de ciência e tecnologia e com rico acervo mineralógico, a proposta do MM Gerdau é criar ainda mais conexão com o público por meio dos minerais e estimular o surgimento de novos colecionadores. Caso tenha interesse em identificar algumas de suas amostras, teremos a participação da geóloga e curadora de Geociências do Museu, Andréa Ferreira.

FÉRIAS É NO MUSEU! – JANEIRO 2023
Data: 17 a 31/01
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Endereço: Prédio Rosa – Praça da Liberdade, nº680 – Funcionários/BH
Horário: vide programação

Terça-feira, 17/01 a terça-feira, 31/01/23 Vide programação
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Educativas

Veja também