O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal exibe, no dia 10/11, com transmissão de estreia no YouTube do MM Gerdau, o bate-papo: “Geologia brasileira sob instrução do Senhor Eschwege”. Essa foi exatamente a frase que Goethe, um dos mais famosos poetas alemães, anotou no seu diário do dia 21 de novembro de 1822. Esta conversa vai explicar como Eschwege, o “pai da geologia brasileira”, introduziu o poeta Goethe e ministro de minas do pequeno ducado Sachsen-Weimar a um novo conhecimento.

Hoje podemos constatar pelo menos 15 encontros entre Goethe e Eschwege, além da troca de cartas entre os dois e para terceiros. Na casa editorial de Friedrich Jusitn Bertuch, Eschwege publicou os dois tomos do seu Journal von Brasilien e o livro Quadro geognóstico do Brasil. Em Weimar vivia a dama de corte, Sophie von Baumbach, a qual se casou com Eschwege, local em que Eschwege conseguiu vender diamantes do Brasil por um valor que correspondia a dez salários anuais. E, em Weimar, vivia o amigo de escola, Rehbein. Ainda hoje os arquivos e museus da Klassik Stiftung Weimar guardam cartas e minerais de Eschwege.

Sylk Schneider é criador de museus, curador e pesquisador, com mestrado em Economia – ênfase em Estudos Regionais da América do Sul – na Eberhardt-Karls-Universität, de Tübingen, e na Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Pesquisa a relação entre Goethe e o Brasil desde 2003 e, em 2008, publicou o livro Goethes Reise nach Brasilien (Viagem de Goethe ao Brasil), proferindo dezenas de palestras sobre o tema na Alemanha e no Brasil e, também, na Universidade de Lyon e no Congresso de Lusitanistas em Viena.

Como curador, criou em 1998 o museu culinário Thüringer Kloßmuseum, tendo sido seu diretor até 2010, e criou o Museu da Cerveja, Weimar, em 2015. Foi também curador de quarenta exposições em museus da Alemanha, entre elas “Ernst Feder: uma vida entre a República de Weimar, o Exílio e Goethe”, exposição na Biblioteca Anna Amalia. Sylk participou, em 2016, do espetáculo teatral “Musikalische Reise mit dem Zeppelin nach Südamerika” (Os músicos do Zeppelin – viagem musical para a América do Sul) e é autor de livros e artigos sobre culinária e sobre o dirigível Zeppelin.

GEOLOGIA BRASILEIRA SOB INSTRUÇÃO DO SENHOR ESCHWEGE
Data e horário: 10/11, às 19h
Local: YouTube do MM Gerdau

Quinta-feira, 10/11 19h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Ações virtuais

Veja também