No dia 14/02, terça-feira, estreia no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal inaugura sua nova exposição temporária: Henri Gorceix 180 Anos – Coração de Ouro em Peito de Aço, com obras de Omar Franco. A mostra fica em cartaz no Museu até o dia 26/03 e possui entrada gratuita.

A exposição apresenta a dualidade sempre marcante na vida de Claude-Henri Gorceix (1842-1919): um professor cuja mente fez guiar o martelo nas suas pesquisas geológicas.

Forjadas em aço e manuseadas como uma folha de papel, as obras foram inspiradas em episódios da vida de Gorceix e homenageiam locais, personagens e instituições, que ainda carregam o peso e a leveza do mestre francês, com a disciplina e exemplo de vida que servem de inspiração para a arte.

Omar Franco é escultor, nascido em Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, Omar Franco, 66 anos, reside em Brasília desde janeiro de 1969. Formado em artes plásticas pela UnB vive exclusivamente da produção de suas obras. Tem esculturas em acervos particulares, públicos, museus, praças, palácios e edifícios. Utiliza o aço mineiro para fazer suas peças.

A exposição “Henri Gorceix 180 Anos – Coração de Ouro em Peito de Aço” é uma realização do MM Gerdau, possui o patrocínio da Geosol, Fundação Gorceix e Walm Engenharia, e o apoio institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Escola de Minas e MCT – Museu de Ciência e Técnica.  

EXPOSIÇÃO – Henri GORCEIX 180 ANOS: CORAÇÂO DE OURO EM PEITO DE AÇO
OBRAS DE OMAR FRANCO
Data: 14/02 a 26/03
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita!

14/02 a 26/03 Horário de funcionamento do Museu
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também