O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, em nova parceria com a Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, a nova edição do Hors Pistes Brasil – Ver a Guerra e Fazer as Pazes. Concebida pelo Centro Georges Pompidou, a mostra possui curadoria de Géraldine Gomez e terá a apresentação de produções audiovisuais e exposição fotográfica. A exposição fica em cartaz entre os dias 10/11/2023 a 28/01/2024, durante o horário de funcionamento do Museu e com entrada gratuita!

Bombardeamentos vistos de uma janela, carros blindados roubados por tratores, jovens correndo pelas ruas destruídas… Todos os dias, a cada hora, novas imagens chegam às redes. Estas imagens, trêmulas, às vezes escuras, com enquadramentos imperfeitos e sem montagem relatam, ao vivo, conflitos nas nossas telas. Assistimos a uma transformação da representação da guerra, onde a imagem amadora predomina. Estas imagens ocupam nossos jornais. É dada a mesma evidência para as “imagens de paz”? Por não estar representada, a paz não pode ser pretendida? A 18ª edição do Festival Hors Pistes questiona as novas representações da guerra, mas tenta também responder aos desafios de representação da paz, sob todas suas formas, efêmeras, imaginárias ou virtuais.

Ver a Guerra e Fazer as Pazes

“Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, o mundo acorda em choque com a guerra da Ucrânia. Enquanto Wladimir Putin afirmava, uma semana antes, que já tinha começado a retirar suas tropas posicionadas na fronteira, milhares de fotografias e vídeos postados nas redes sociais, por ucranianos e russos, diziam o contrário. Esta maneira de informar, OSInt ou “Open Source INTelligence”, que designa a exploração de fontes de informação com acesso livre, abre outro tipo de guerra que já conhecemos, mas que as redes sociais multiplicam: a guerra da informação, na qual a imagem desempenha o papel privilegiado de prova.

Se a guerra sempre foi retratada, hoje é a imagem amadora, feita por civis, combatentes, soldados, que ocupa este espaço. As imagens não param por aí, elas desenham as futuras guerras. Especialistas e artistas trabalham em cenários assustadores: ciberguerra, bioterrorismo, guerras climáticas, espaciais… Imaginários postos ao serviço da guerra, mas por que não pela paz? As mesmas forças são colocadas em prática para participar da paz vindoura? Essa reinvenção permanente da guerra, com o desenvolvimento das técnicas e da geopolítica, contrasta e questiona nossa concepção de paz, noção que permaneceu imutável e fixada em um ideal utópico, mas que talvez encontre, hoje, as vias de uma reinvenção graças, por exemplo, as reflexões cidadãs sobre as possibilidades de harmonia e de respeito entre espécies, onde o homem já não se encontra mais no centro. Reconhecemos as imagens de paz? Elas existem? Neste mundo invadido por imagens, não vemos a paz representada por imagens universais. Seria esse o motivo por ela não ser pretendida?”

Mathieu Potte-Bonneville, diretor.
Géraldine Gomez, responsável de programação, salas de cinema.
Departamento de Cultura e Criação do Centre Pompidou.

Hors Pistes

Hors Pistes é um festival criado pelo Centre Pompidou em 2006. Está implantado desde a sua criação, no panorama nacional e internacional. Tóquio, Nova York, Málaga, Istambul, Londres, Veneza, Barcelona, ​​Tanger, Sydney, Reykjavík, Havana e Bruxelas são algumas das cidades que já receberam o festival. Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o festival internacional Novembro Digital celebra a criação digital sob todas as formas. Realizado em Belo Horizonte pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais e Aliança Francesa Belo Horizonte com o apoio do Institut Français, da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, da Fundação Clóvis Salgado e do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, o público poderá conhecer uma extensa programação presencial durante todo o mês de novembro, com participação gratuita.

HORS PISTES BRASIL – VER A GUERRA E FAZER AS PAZES
Data: abertura, sexta-feira, 10/11/2023 – encerramento, domingo, 28/01/2024
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita e sem necessidade de retirar ingresso.

Abertura: 10/11/2023 Horário de funcionamento do MM Gerdau
Encerramento: 28/01/2024 Horário de funcionamento do MM Gerdau
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também