O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe no dia 27/04, quinta-feira, às 19h, o lançamento do livro Gorceix, biografia que conta a história do cientista francês Claude-Henri Gorceix, responsável pela fundação da Escola de Minas de Ouro Preto–MG a convite de D. Pedro II, em 1876. O lançamento do livro contará com a presença do autor, Uoster Zielinski, do diretor da Escola de Minas de Ouro Preto, Prof. José Alberto Naves Cocota Júnior e do presidente da Fundação Gorceix, Cristovam Paes de Oliveira.

Na ocasião, para marcar o lançamento da obra, haverá uma mesa redonda que trará como reflexão aos participantes “em que medida a metodologia de ensino de Gorceix contribuiu para a metodologia de ensino no Brasil”. Claude Henri Gorceix era um severo crítico dos métodos de ensino que encontrou no Brasil Império. Segundo ele, os alunos não deveriam decorar as teorias e sim vivenciar as metodologias práticas do aprendizado.

Os melhores livros de seus alunos seriam seus próprios cadernos de estudos, nos quais deveriam anotar cada tema ensinado em sala de aula. Assim, eles aprenderiam com o “espírito”, não com a capacidade de memorizar páginas. Essa metodologia foi alvo de críticas, principalmente vindas do Rio de Janeiro, que em Ouro Preto havia alunos de cadernos, não de livros. Acontece que a história prova que Gorceix estava certo, seus alunos ocuparam os postos mais importantes do Brasil em todos os setores da economia. Da lavra de uma mina, à assinatura do armistício da 1ª Guerra Mundial, havia um aluno da Escola de Minas de Ouro Preto envolvido. Esse tema de discussão da mesa pretende expor para os interessados qual a real contribuição de Gorceix para o Brasil, com reflexos até mesmo nos dias atuais.

Uoster Zielinski é natural de Farroupilha – RS e, depois de décadas morando em Belo Horizonte, se sente um verdadeiro mineiro, assim como Gorceix foi afetuosamente considerado por D. Pedro II. Graduado em Desenho e Pintura pela Escola de Artes Visuais da UFMG, publicou pela Miguilim o livro infantil Se o Jorge fosse um porco, ele seria bonito. Uoster desenvolve projetos de comunicação junto à Fundação Gorceix desde 2003 e esta biografia coroa esse trabalho.

O livro poderá ser comprado no dia do lançamento, no MM Gerdau, e pode ser adquirido pelo site da editora https://www.editoramiguilim.com.br ou em  https://www.amazon.com.br com o preço sugerido de R$149,90.

LANÇAMENTO DO LIVRO: GORCEIX
Data: 27/04
Horário: 19h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Prédio Rosa, Praça da Liberdade, nº 680 – Funcionários/BH

27/04, quinta-feira 19h
Local:MM Gerdau
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também