O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, dia 23/05, às 19h30, o lançamento do terceiro volume do Projeto Luzes na Escuridão, de Leda Zogbi e Allan Calux.
Nesta terceira expedição, realizada com o objetivo de retratar as mais belas cavernas brasileiras, nossa equipe, composta por alguns dos melhores fotógrafos subterrâneos do mundo, visitou as cavernas da Amazônia, um patrimônio praticamente desconhecido que está sendo desvendado neste livro. Para isso, percorremos 2200 km de carro em estradas precárias, 300 km de barco, 1300 km de avião e 900 km de trem, totalizando 4700 km em 23 dias, nos estados do Amazonas e do Pará. Durante esse percurso capturamos imagens de cavernas formadas em calcário, arenito e formações ferríferas, cada uma delas exibindo cores e características únicas. Muitas dessas cavernas abrigam pinturas e gravuras rupestres notáveis, ainda pouco estudadas. Apesar do calor, da umidade, da lama, dos insetos e da abundância de animais cavernícolas nessa região, os fotógrafos conseguiram capturar a essência das cavernas amazônicas, que consiste em uma fusão única e peculiar entre a rocha e a floresta. As imagens são deslumbrantes!
Leda Zogbi é formada em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Leda Zogbi começou a se interessar pelas cavernas em 1992. Como turista, visitou cavernas por todo o Brasil até que em 1998 entrou em um grupo de espeleologia e se especializou no mapeamento de cavernas, atividade que pratica até o presente. Nesse período, participou da topografia e produziu os mapas de mais de 300 cavernas em 21 estados brasileiros, somando cerca de 100 km de condutos subterrâneos mapeados. Sócia fundadora do Meandros Espeleo Clube, Leda tem participação ativa na proteção das cavernas brasileiras. Em um encontro de fotógrafos de caverna na Turquia, surgiu a ideia que se tornou o projeto Luzes na Escuridão. É autora dos livros: Espeleologia – Noções Básicas (2005), Espeleólogo e Desenhista (2006), e dos dois primeiros volumes do projeto fotográfico Luzes na Escuridão (2017 e 2019).
Allan Calux é Geógrafo pelo Instituto de Geociências da UNICAMP (2003-2008), Mestre em Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da UFMG (2011-2013) e Doutor em Ciências pelo Instituto de Geociências da USP (2014-2019), Allan Calux estuda as cavernas brasileiras há mais de 25 anos. Pós-graduado em Geologia do Carste (2013) e Hidrologia do Carste (2015) pela Western Kentucky University. Foi membro do comitê técnico do Ministério do Meio Ambiente (2012-2013), onde desenvolveu atividades relacionadas ao aperfeiçoamento de marcos regulatórios para a gestão do patrimônio espeleológico brasileiro. Atualmente dirige a empresa Carstografica, especializada em pesquisa aplicada ao carste. Também desempenha atividades no terceiro setor, sendo atualmente chairman do 19º Congresso Internacional de Espeleologia, que ocorrerá em Belo Horizonte em 2025. É co-autor dos livros Patrimônio Espeleológico em Rochas Ferruginosas (2015), Guia de Boas Práticas para Mineração de Calcário em Áreas Cársticas (2016) e dos dois primeiros volumes do projeto fotográfico Luzes na Escuridão (2017 e 2019).
LANÇAMENTO DE LIVRO: LUZES NA ESCURIDÃO – VOL. 3 – AMAZÔNIA
COM LEDA ZOGBI E ALLAN CALUX
DATA: 23/05, quinta-feira
HORA: 19h30
LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG