Como parte da 15ª Primavera de Museus, que trabalha a temática – Museus: Perdas e Recomeços, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal promove um bate-papo sobre a construção colegiada do Plano Museológico 2020-2024 da instituição. O encontro terá como convidado Felipe Carvalho, presidente do Conselho Regional de Museologia 2ª Região – COREM 2R. O lançamento conta também com a presença de Márcia Guimarães, diretora do Museu, e com a mediação de Carlos Augusto Jotta, museólogo responsável pela coordenação da elaboração do Plano Museológico.

Sobre os convidados:

Felipe Carvalho é bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, programa este desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/MEC e o Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCTI. Tem experiência na área de Museologia e Patrimônio, com ênfase em estudos conceituais da Museologia e do Museu; gestão de riscos em museus e coleções; conservação preventiva e restauração de bens culturais; planejamento, desenvolvimento e montagem de exposições; Documentação aplicada à Museologia; e gestão de museus e coleções. É membro individual do International Council of Museums – ICOM, do qual participa do Comitê Internacional para a Museologia – ICOFOM e do Sub-Comitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe – ICOFOM-LAM. Foi Gerente do Ecomuseu de Santa Cruz entre 2013 e 2017. Atualmente, é Presidente do Conselho Regional de Museologia 2ª Região – COREM 2R.

Márcia Guimarães é geóloga pela UFMG (1999), especialista em Gestão Ambiental pela FUMEC e FEAM (2003). Atua na gestão de museus e na popularização da ciência desde 2002. Foi diretora de Acervo e Pesquisa do Museu de Mineralogia Prof Djalma Guimarães entre 2002 e 2004; coordenadora de Meio Físico de Estudos Ambientais da CSL Consultoria de Engenharia S/C entre 2005 a 2010. Curadora de Geociências do Museu das Minas e do Metal entre 2010 a 2015. Diretora do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal desde 2015.

Mediação

Carlos Augusto Jotta é Museólogo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012), Mestre em Ciência da Informação (2015) e Doutor em História da Ciência, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como museólogo desde 2012 na elaboração de projetos expográficos, catalogação de acervos e gestão museológica, destacando os seguintes projetos: Elaboração do 1º Plano Museológico do Museu de Objetos e Veículos Antigos, 1º Plano Museológico do Museu Casa Natal de Santos Dumont, 1º Plano Museológico do Museu Casa para Todos, 1º Plano Museológico do Instituto Histórico Israelita Mineiro e 2º Plano Museológico do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Atuou na criação de projetos expográficos para a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia de Minas Gerais – FADECIT, Grupo Kroton/ Fundação Pitágoras/ Museu Casa do Barrageiro – Itaipu Binacional e Ecomuseu da Itaipu Binacional. Atualmente, é Coordenador de Museologia do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

Para assistir, clique aqui
29/09 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Lançamento virtual

Veja também