A live “Vulcões: Visita ao Inferno” é uma conversa entre Carla Barreto e Luciano Faria sobre vulcões, tendo como pano de fundo o documentário “Into the Inferno” (Visita ao Inferno), de Werner Herzog, um dos maiores cineastas ainda em atividade! Que vulcões são estruturas antigas, as pessoas já sabem, mas você consegue relacionar essa estrutura geológica à uma visão antropológica associando com política, religião e ciência? Bom, é isso que o documentário ‘Visita ao Inferno’ (Into the Hell) tenta fazer!

O vulcanismo ativo da Indonésia, Islândia, Etiópia e Coréia do Norte, citados ao decorrer do documentário, possuem características distintas, mas todos causam problemas em decorrência das atividades vulcânicas, por isso precisam de monitoramento e ações para amenizar os possíveis danos. Assim, durante e live, a ideia é explicar os tipos de vulcanismos, comentar sobre monitoramento, a relação dos vulcões com a sociedade e debater sobre a recente atividade vulcânica nas Ilhas Canárias! O encontro acontece no dia 18/11, 19 horas, no canal do Youtube do MM Gerdau.

Sobre a convidada: 

Carla Barreto: Carla Barreto possui graduação e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui doutorado e pós-doutorado na área de Vulcanologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com experiência na área de Vulcanologia e mapeamento de rochas vulcânicas da Amazônia, Rio Grande do Sul e Arquipélago dos Açores e de Fernando de Noronha. Coordena também um projeto de extensão com alunos de geologia e geografia no instagram @vulcoeseviagens que leva o conhecimento da vulcanologia introdutória para a sociedade.

18/11 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Bate-papo

Veja também