Nunca é tarde para voltar e apanhar o que ficou atrás”. Esse é um dos ensinamentos que o Sankofa, um dos ideogramas Andinkra nos apresenta. Representando a sabedoria de olhar para o passado e buscar algo que foi ignorado ou esquecido, trazendo para o presente a fim de construir o futuro.

É refletindo sobre essa construção, que retornamos à história da metalurgia em território brasileiro, tão importante na estrutura e desenvolvimento das nossas cidades. O Educativo do MM Gerdau convida, nesse vídeo, para um caminhar atento e reflexivo, observando portões e gradis ao nosso entorno, que, por meio de seus símbolos e materialidade, nos contam sobre saberes e tecnologias africanas.

A fim de transpassar essa narrativa para o fazer manual, os educadores também propõe uma atividade com fios de metal, papel e tinta para criar portais que abrem passagem entre esse diálogo, nos conectando com dois distantes locais separados pelo espaço-tempo, na oficina “Memórias de Ferro”, presente na 9° edição do e-ducativo.

MEMÓRIAS DE FERRO
Data e horário: 14/04, quinta-feira, às 15h
Local: YouTube e site do MM Gerdau (ação online)
Link do vídeo
Link do jornalzinho e-educativo

Quinta-feira, 14/04 15h
Local:Site e YouTube do MM Gerdau
Tipo: Ação digital

Veja também