Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, nada melhor do que falar sobre mulheres cientistas! No dia 07/03, quinta-feira, o MM Gerdau apresenta, em parceria com o Museu Nacional – UFRJ, a live: “Meninas com Ciência, um projeto do Museu Nacional”.

Realizado pelas mulheres do Museu Nacional, pioneiro na área de geociências que, há oito anos, o projeto empodera meninas por meio do conhecimento. A live terá a participação de Luciana Witovisk, que vai falar um pouco da história e da experiência do projeto, que é feito pelas mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional – UFRJ, além da mediação de Luiza Macedo, doutoranda e mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do núcleo gestor do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

Projeto Meninas Com Ciência – UFRJ

O projeto tem como objetivo divulgar as pesquisas do Museu Nacional em Geologia e Paleontologia, incentivar a curiosidade e o pensar científico, além de demonstrar que Ciência no Brasil também é feita por mulheres comuns, que sonham e lutam pela vida que escolheram. O principal público são meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos). As oficinas são recheadas de atividades lúdicas e educativas sobre reconhecimento de minerais, rochas, meteoritos, fósseis de plantas e animais.

Luciana Witovisk Gussella é bióloga formada na UFPR, com mestrado em Botânica pela USP e doutorado em Paleobotanica pela UFRJ. É professora do Museu Nacional desde 2015 e coordena o projeto em parceria com a paleontologa Luciana Carvalho desde 2017.

Luiza Macedo é doutoranda e mestre (2020) em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017) e graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Educação, Gestão Cultural e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão cultural, pesquisa de público, lazer, museu, futebol, estudos de gênero. É editora júnior da Revista Licere, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas – NUGEPP (UFRJ) e do Oricolé (UFMG) – Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer.

LIVE: MENINAS COM CIÊNCIA, UM PROJETO DO MUSEU NACIONAL
Parceria: Museu Nacional – UFRJ
Participação: Luciana Witovisk
Mediação: Luiza Macedo
Data: 07/03/2024
Hora: 19h
Local: YouTube do MM Gerdau – neste link
Acessibilidade: LIBRAS

07/03, quinta-feira 19h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Ações virtuais

Veja também