O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal comemora, no dia 11 de fevereiro, o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”. A data foi instituída em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas (ONU) para a promoção do acesso equilibrado, estimulando a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no meio científico.

Neste ano, o Museu promove uma ação digital em homenagem à Maria José de Oliveira Castro, a primeira mulher a se formar como Engenheira de Minas e Metalurgia no Brasil, pela Escola de Minas de Ouro Preto, no ano de 1957. Aos vinte e quatro anos, a jovem ouropretana entrou para a história por conseguir sua diplomação e ser a primeira mulher a alcançar tal feito, desde que a Escola de Minas foi fundada, no ano de 1876, pelo francês Claude Henri Gorceix, a pedido do então imperador do Brasil, Dom Pedro II.

Na ocasião da sua formatura, Maria José recebeu os títulos de Engenheira Civil, de Minas e de Metalurgia. Por isso, na sexta-feira, dia 10/02, o MM Gerdau irá divulgar em suas redes sociais uma série especial sobre a história de Maria José, contando um pouco da sua trajetória pessoal e profissional, revelando parte dos seus feitos científicos.

MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA – 2023
Data: 09, 10 e 11/02
Local: ação digital nas redes sociais do MM Gerdau – @mmgerdau

09, 10 e 11/02, quinta, sexta e sábado 18h
Local:Redes Sociais do MM Gerdau
Tipo: Ações virtuais

Veja também