O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 13 de agosto, três ações do Festival Minas no Plural Literária. Realizado em parceria com o Circuito Liberdade, o evento ocorre entre os dias 11 e 14 de agosto, em diferentes equipamentos do circuito cultural de Belo Horizonte. A programação oferece seminário, palestras, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos de teatro, música e exposição.

A primeira edição do evento é especialmente dedicada a promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, principalmente no campo da leitura, e a valorização de autores e artistas mineiros, como o escritor belo-horizontino Wander Piroli, que será homenageado com uma exposição bibliográfica sobre sua obra.

Todas as ações do festival são gratuitas e abertas ao público. O projeto é uma realização do Instituto Periférico, com patrocínio da Gerdau.

PROGRAMAÇÃO NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL:

HISTÓRIA MARMORIZADA
Sábado, 13/08, às 14h
Número de vagas: 20
Público-alvo: crianças a partir de 4 anos
Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da oficina

A partir de uma contação de histórias com projeção, as crianças vão acompanhar a criação de um papel marmorizado, uma técnica super antiga de criação de folhas de guarda para livros. Logo depois, todas poderão experimentar a marmorização de papéis usando tinta acrílica e alguns apetrechos, como conta gotas, pentes e palitos.

Bruna Lubambo é escritora e ilustradora. É autora de Dentro de casa (Aletria, 2020) e de Contos de cabras e bodes (Jandaíra, 2021). Além dos trabalhos autorais, também ilustra textos de outros autores.

ACESSOS/EXCETOS: A PUBLICAÇÃO DE LIVROS ACESSÍVEIS
Sábado, 13/08, às 14h
Número de vagas: 
Público-alvo: 

Júlia Gonçalves da Silveira é doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Aposentada como professora-adjunta e bibliotecária/documentalista pela mesma instituição. É pesquisadora na área de Biblioteconomia, com destaque para os estudos sobre barreiras arquitetônicas e atitudinais que afetam o acesso, o uso e apropriação da informação pelas pessoas com deficiências.

Marcos Roberto do Nascimento é doutorando em Estudos de Linguagens no Cefet-MG e mestre em Demografia pelo Cedeplar/UFMG. Professor de Sociologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É editor da MRN Editora e escritor.

Wallison Gontijo é formado em Geografia, e em Artes Visuais e Educação Artística pela Escola Guignard da UEMG.  Artista visual, editor de livros, é também ilustrador de livros, zines, cadernos e outros materiais editoriais. Sócio na Impressões de Minas Editora, é um dos organizadores da Feira Textura: pequena feira de literatura, da feira URUCUM: feira de livros, design e artes gráficas e da Feira Curupira – feira de artes e publicações infanto juvenis. Idealiza e contribui em vários projetos em Minas Gerais e no Brasil de fomento à literatura e à formação de leitores.

SARAU MADRINHA LUA
Sábado, 13/08, às 16h
Número de vagas:
Público-alvo:

Adriane Garcia é poeta, nascida e residente em Belo Horizonte. É autora de, entre outros, Arraial do Curral del Rei (Conceito Editorial, 2019), Eva-proto-poeta (Caos & Letras, 2020) e Estive no fim do mundo e me lembrei de você – Biblioteca Madrinha Lua (Peirópolis, 2021). Participa de diversas antologias brasileiras e revistas literárias, no Brasil e no exterior. Foi co-curadora do FLI BH e do FLIR.

Amanda Ribeiro, 1989, nasceu e envelhece em Belo Horizonte. Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, professora, poeta e videopoeta. Autora de Livre é abelha (Impressões de Minas, 2018), Máquina de costurar concreto – Biblioteca Madrinha Lua (Peirópolis, 2022), dos videopoemas da Biblioteca Madrinha Lua (Youtube) e do projeto 1′ – Videopoemas de 1 minuto (Instagram).

Ana Elisa Ribeiro é autora de livros de poesia, conto, crônica, obras infantis, juvenis e técnicas. Atua como editora de coleções em algumas editoras e é professora da educação básica e da superior. Seus livros mais recentes são Dicionário de Imprecisões (Impressões de Minas, 2019), Doida pra escrever (Moinhos, 2021) e Romieta & Julieu (RHJ, 2021).

MM GERDAU RECEBE PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL MINAS NO PLURAL
Sábado, dia 13/08, a partir das 14h

sábado, 13/08 a partir das 14h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também