O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal apresenta o encontro virtual “Minerais: uma ponte entre Minas e Marte”, com a participação especial do mineiro, e engenheiro da NASA, Ivair Gontijo. O bate-papo será transmitido ao vivo, em live realizada no YouTube do MM Gerdau, no dia 06/04, quinta-feira, às 20h. Gontijo é autor do livro “A caminho de Marte: A incrível jornada de um cientista brasileiro até a NASA”, vencedor do 64º Prêmio Jabuti 2019, na categoria Ciências. Os participantes poderão interagir com o convidado, enviando perguntas que serão respondidas ao vivo. A conversá terá como pano fundo a trajetória profissional e os trabalhos realizados por Ivair, nas missões envolvendo a exploração de Marte.

No dia 18 de fevereiro de 2021, o Perseverance, veículo planetário da NASA, pousou próximo ao delta de um antigo rio, nos arredores da cratera Jezero, em Marte. Desde então, o jipe-robô vem encontrando amostras de minerais, que também existem no Planeta Terra e, especialmente, no estado de Minas Gerais. Minerais como Olivina, Muscovita, Apatita, além de minérios de ferro como a Magnetita, que estão sendo identificados em terras marcianas, também podem ser visitados no acervo do MM Gerdau!

Missão Mars2020

O lançamento do Perseverance faz parte do projeto Mars2020, missão criada com o objetivo de explorar o Planeta Vermelho e integra o lançamento e monitoramento do rover Perseverance e do helicóptero robótico Ingenuity. Desde 2015 Ivair trabalha no projeto e foi o engenheiro responsável pelas interfaces entre o veículo Perseverance e o instrumento SuperCam, construído por meio de uma colaboração internacional entre a França, Espanha e o Laboratório Nacional de Los Alamos, no estado do Novo México, Estados Unidos.

Além da missão Mars2020, Gontijo também trabalhou na missão de lançamento e monitoramento do veículo Curiosity, no ano de 2011. Ele trabalhou integrado à equipe responsável pelo desenvolvimento do radar que controlou o pouso do veículo em Marte. O que torna sua segunda participação curiosa é o fato de que o radar utilizado no jipe-robô Perseverance é uma cópia do radar utilizado dez anos antes pelo Curiosity.

Sobre Ivair Gontijo

Nascido em Moema, uma pequena cidade do interior de Minas, Ivair foi técnico agrícola e administrador de fazenda no início de sua carreira. Depois fez graduação em física e mestrado em ótica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de doutorado em engenharia elétrica na Universidade de Glasgow na Escócia.

Trabalha desde 2006 como físico e engenheiro de sistemas no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, na Califórnia, EUA, onde liderou a fabricação dos transmissores e receptores de micro-ondas do radar que controlou o pouso do veículo Curiosity em Marte em 2012. Depois disso trabalhou nos detectores do telescópio espacial de raios X NuStar, na missão GRACE-Follow on, que mede o campo gravitacional terrestre e na missão Mars2020.

MINERAIS: UMA PONTE ENTRE MINAS E MARTE
DATA: 06/04/2023, QUINTA-FEIRA
HORA: 20H
LOCAL: YOUTUBE DO MM GERDAU – NESTE LINK

06/04, quinta-feira 20h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Live

Veja também