O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a programação da nova edição do Modernos Eternos. Dos dias 24/06 a 10/07, o Museu recebe a exposição de monóculos gigantes produzidos em aço Gerdau, com imagens atualizadas dos ambientes do Modernos Eternos de 2022. Os monóculos são um convite à experimentação entre o novo e o antigo, entre o moderno e o eterno.

A Modernos Eternos é um evento cultural anual de arquitetura, design, décor, arte, história e gastronomia, conhecido por enaltecer a união do passado com o presente, através de uma experiência única e inovadora. Uma série de eventos paralelos se soma à programação, com atividades especiais e ações de cultura, arte, moda e história. Um destes eventos paralelos é a ação Modernos Eternos Street.

A Ação Street 2022 traz o copo Lagoinha para fomentar nosso cenário cultural, já que este patrimônio simboliza desde a boemia mineira até a afamada gastronomia e cultura em geral de Minas Gerais. Criado em 1947 pela Nadir Figueiredo, o copo chegou a representar o design brasileiro no Museu de Arte Moderna de Nova York. A Nadir Figueiredo já o reconhece como Lagoinha, em referência ao bairro boêmio de mesmo nome onde, na década de 40, o copo foi apresentado e vendido à clientela dos bares pela primeira vez em Belo Horizonte. Filipe Thales, idealizador do projeto Viva Lagoinha, que, há dez anos trabalha na comunidade para efervescer a economia local e religar a história do bairro com as páginas da biografia belo-horizontina, foi o escolhido pela Nadir Figueiredo para proteger o legado do produto.

Neste ano, além da exposição de monóculos, a Modernos Eternos apresenta esculturas criadas com o Copo Lagoinha. Com curadoria de Marcos Esteves e Paulo Apgáua, o evento traz 20 artistas plásticos, designers e arquitetos para a criação das obras conceituais. A proposta foi trazer diferentes olhares estéticos para esse objeto tão icônico na cultura mineira.

MODERNOS ETERNOS | AÇÃO STREET 2022
Data e horário: 21/06 a 10/07, durante o horário de funcionamento do Museu
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Estreia: 24/06, sexta-feira Horário de funcionamento do Museu
Encerramento: 10/07, domingo Horário de funcionamento do Museu
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também