Mulheres na Ciência Espeleológica

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é um dia definido pela UNESCO para promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres com foco nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Para celebrar essa data, o MM Gerdau, em parceria com o grupo Caverneiras Brasil e Escola Brasileira de Espeleologia, convida para um bate-papo sobre a história das mulheres na Espeleologia, momento no qual as convidadas irão partilhar suas experiências e trabalhos relacionados ao estudo de cavernas.

Live: Mulheres na Ciência Espeleológica

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA
Data e horário: 12/02, sábado, 14h
Abertura, com Eleciana Tavares (Guano Speleo) e Jussara Lima (OGrEE)

ELECIANIA TAVARES DA CRUZ (GUANO SPELEO)

Licenciada em Geografia pela FAMINAS-BH, Especialização em História e Culturas Políticas (FAFICH- UFMG) e Mestra em Promoção da Saúde e Prevenção das Violências pela Faculdade de Medicina da UFMG, atuando no SUS. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Guano Speleo desde 2008, co-fundadora do Grupo de Trabalho Caverneiras. Atua na Espeleologia por hobbie desde 2008, com participação em organização e monitoria dos Cursos de Introdução à Espeleologia do Guano Speleo. Desde 2016, auxilia na elaboração e execução de projetos de Educação Espeleológica para Crianças – Espeleo Mirim/Curso de Introdução a Espeleologia para Escoteiros; Co-Fundadora do grupo Caverneiras Brasil.

JUSSARA DA SILVA DINIZ LIMA (OGrEE)

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Newton Paiva (2019) e Técnica de Mineração pela Escola Técnica de Formação Profissional – META (2011). Atuou como Engenheira Ambiental no Projeto Gasbras constituído por uma rede P&D a nível nacional, amparado financeiramente pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projeto), projeto gerenciado financiado e administrado pela FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo). Atualmente, exerce a função de Engenheira Ambiental na RIMA Consultoria LTDA -ME e é membro e Presidente do OGrEE (2019-2021).

BATE-PAPO
Data e horário: 12/02, sábado, 14h10 às 14h30

“O Gotejamento”: História das Mulheres na Espeleologia, com Maryanne Miranda e Silva, do grupo Guano Speleo, e Brenda Almeida (GEM).

MARYANNE NORMITTA MIRANDA E SILVA

Bióloga (UNIBH), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Guano Speleo desde 2015, co-fundadora do Grupo de Trabalho Caverneiras. Possui Certificação Educator Level I Google. Coautora do Livro “Mata do Fundão, Formiga/ MG: Diagnóstico Ambiental e Potencial do Meio Biótico”. Pós-graduanda MBA em Perícia e Valoração de Danos Ambientais (PUC Minas). Atua como Analista de Meio Ambiente na área de Compensação Espeleológica.

BRENDA ALMEIDA (GEM)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Pós-Graduanda em MBA em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental no Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, Pós-Graduanda em Gestão de Riscos e Emergências Ambientais na Faculdade Unyleya, e Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente, é monitora do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) atuando no Programa Comunidade Vai à Floresta e Projeto Sala Verde e vinculada ao Laboratório de Microbiologia e Biotecnologia (LAMIBI) da UNIOESTE.

MESA REDONDA
Data e horário: 12/02, sábado, 14h30 às 15h30

Salão das Raridades: Mesa redonda com mulheres pioneiras da Espeleologia Brasileira

ELEONORA TRAJANO

Graduada em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura (1977), com Mestrado em Zoologia (1981), Doutorado em Ciências Biológicas (1987) e Livre-Docência (1996), todos pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – IBUSP. Docente do Departamento de Zoologia do IBUSP a partir de junho/1981, Professor Titular em julho/2006, aposentada em outubro/2012, Professor Sênior até fevereiro de 2015. Ao longo desse período, ministrou disciplinas sobre Zoologia de Vertebrados, Espeleologia, Biologia Subterrânea e Ética e Conservação. Orientadora do programa de pós-graduação em Zoologia do IBUSP de 1989 a 2014.

GEORGETE MACEDO DUTRA

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em hidrogeologia pelo convenio CPRM/UFPE – Serviço Geológico do Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Espeleóloga desde 1986 sendo protagonista e participado de explorações, pesquisas e topografias do Patrimônio Espeleológico Brasileiro.

LINDA GENTRY EL-DASH

Bacharelada em língua alemã e biologia e mestrado pela Kansas State University; Mestra no Ensino de Línguas Estrangeiras para não nativos (American University do Egito), Doutora (Unicamp) e pós-doutora (Universidade de Oklahoma); lecionou linguística aplicada por trinta anos na UNICAMP e inglês na PUC Campinas; participou da organização do 13º Congresso Internacional da UIS (Brasília, 2001). Presidente da SBE de 2003 a 2005. Mãe de três filhos, pioneira na exploração de cavernas brasileiras como um novo hobby em 1993; conhece mais de 50 países e cavernas em 15 deles.

MEDIADORA

ELIZANDRA GOLDONI GOMIG (EGRIC)

Formada em Ecologia, com Mestrado e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP – Rio Claro (SP), atuando nas áreas de manejo de solos, arbóreo urbano e sensoriamento remoto. Atualmente, é Analista Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Rio Claro. Faz parte do Espeleo Grupo Rio Claro (EGRIC) desde 2018, ocupando o cargo de Presidente na Gestão 2019 e 2020. Pertence a comissão editorial da SBE notícias desde maio de 2020 e atualmente ocupa o cargo de 1ª Secretaria na Diretoria 2021-2023 da Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Foto de capa: Fred Lott (Observatório Espeleológico)

12/02/2022 Abertura: 14h
12/02/2022 Bate-Papo: 14h10 às 14h30
12/02/2022 Mesa Redonda: 14h30 às 15h30
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Live

Veja também