As Turmalinas compõem um enorme grupo de minerais, cuja composição traz os átomos de um boro, junto a silicatos de forma cíclica em uma estrutura diversamente complexa. Seu nome deriva de “tourmali”, termo genérico para gemas coloridas muito usado no Ceilão, território hoje conhecido como Sri Lanka.
O que define a cor final do mineral é a quantidade e concentração dos metais de transição em sua composição. A estrutura cristalina da Turmalina pode conter uma multiplicidade de combinações desses elementos como, por exemplo, Ferro (Fe), Manganês (Mn), Titânio (Ti), Cobre (Cu), Vanádio (V) e Cromo (Cr). Por esse motivo, a Turmalina é considerada uma das gemas que possui a maior variação de cores do mundo, indo de tons claros e sutis, aos mais intensos e, até mesmo, contendo múltiplas cores em uma única amostra.
De todas as variações, a mais rara se dá pela presença de cobre, manganês elevado e baixo teor de ferro em sua composição, o que resulta no azul neon característico das Turmalinas Paraíba que, por muitas vezes, chega a valer mais que diamante.
E assim, como suas mais variadas formações, a Turmalina também possui múltiplas destinações. Podendo ser utilizada na alta joalheria, compondo itens singulares, na arquitetura ornamentando ambientes, na arte sendo matéria prima para quadros e esculturas e até mesmo para colecionadores de minerais que buscam espécimes em seu estado mais natural possível.
As Turmalinas são comumente utilizadas para a produção de joias, para o colecionismo e, para algumas crenças e tradições, possui poder terapêutico e são usadas como talismãs de proteção. Além de ser encontrada no Brasil, há registros de mineração de Turmalina em várias outras partes do mundo, como Nigéria, Paquistão, Moçambique, Tanzânia, Afeganistão e Madagascar.
A exposição O Caminho das Turmalinas é uma idealização do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e Aricanga Mine e fica em cartaz de 04/10/2023 a 29/01/2024.
O Museu é integrante do Circuito Liberdade, financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, o apoio da CBMM e a parceria do Governo de Minas Gerais.
O CAMINHO DAS TURMALINAS: DA NATUREZA PARA NOSSAS VIDAS
Data: 04/10/2023 a 28/01/2024
Hora: terça a domingo, das 10 às 17h (entrada até às 16h30), quintas-feiras, das 10 às 22h (entrada até às 21h30)
Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita!