No ano em que o Prédio Rosa, sede do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, faz 125 anos, o Museu traz conversas e ações ao longo de 2022 para celebrar esse edifício histórico e a cidade de Belo Horizonte, também inaugurada em 12/12/1897.

A proposta desta conversa é abordar as transformações no prédio e no espaço urbano ao seu redor, destacando as modificações no uso e consequentemente nas formas de apropriação por parte dos citadinos, especialmente a partir de sua conversão em museu.

Essa atividade pertence ao ciclo “Patrimônio em foco” de atividades de extensão do grupo ESTOPIM, grupo de pesquisa do Prof. Luiz Henrique Assis Garcia, convidado desse encontro, mestre e doutor em História pela UFMG, onde leciona no curso de Museologia e do PPG em Ciência da Informação da ECI/UFMG. A mediação ficará por conta de Luiza Macedo, assessora da Direção do MM Gerdau, Doutoranda e mestre (2020) em Estudos do Lazer pela UFMG.

Luiz Henrique Assis Garcia é graduado, mestre e doutor em História pela UFMG. É professor do curso de Museologia e do PPG em Ciência da Informação da ECI/UFMG. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa ESTOPIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Patrimônio Cultural e criador do grupo de estudos SOMMUS – Som e museologia. É membro da IASPM-AL. Tem trabalhos publicados sobre História da música popular – com destaque para MPB, Clube da Esquina e Beatles – e estudos sobre Patrimônio e História cultural, tendo atuado ainda como pesquisador e curador no Museu Histórico Abílio Barreto (BH/MG). Também é compositor de canções populares.

Luiza Macedo é Doutoranda e mestre (2020) em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017) e graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Educação, Gestão Cultural, Patrimônio e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão cultural, pesquisa de público, lazer, museu, futebol, estudos de gênero e patrimônio. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas – NUGEPP (UFRJ) e do Oricolé (UFMG) – Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer.

O ENTORNO DA HISTÓRIA: O MUSEU DAS MINAS E DO METAL E SUA EDIFICAÇÃO EM DIFERENTES TEMPOS DE BH
Data e horário: Quinta-feira, 05/05, 19h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e YouTube do MM Gerdau (
Tradução em LIBRAS e transmissão ao vivo) – Link

 

Quinta-feira, 05/05 19h
Local:MM Gerdau
Tipo: Híbrido

Veja também