O Museu é Nerd está de volta no MM Gerdau!

Em continuidade às celebrações de 10 anos da parceria entre Gerdau, o Governo de Minas e o MM Gerdau, o Museu será palco da 6ª edição do tradicional “O Museu é Nerd”, um dos principais eventos Geek e Nerd de Belo Horizonte. Ele acontece nos dias 21, 25 e 26/05, com ações acontecendo em conjunto com a Biblioteca Pública Estadual que, neste ano, integra as ações com o evento “A Biblioteca é Nerd”.

Além da tradicional programação de ações para o público geek nerd (21/05), acontece também o inédito “Baile da Toalha” (25/05), que será realizado com a apresentação do Conselho Jedi Minas, e vai levar uma grande festa à fantasia para o MM Gerdau!

O evento acontece sempre no mês de maio, quando se comemora o “Mês do Orgulho Nerd”, devido aos dias 04 e 25 do mês.  O dia 04 de maio é uma alusão à saga Star Wras e ao jargão “que a Força esteja com você”. No inglês, o termo é escrito “may be Force be with you” e, por uma adaptação e brincadeira fonética com esse dia, ele é usado como “may be 4th be with you”. Já o dia 25/05, é o Dia da Toalha, uma referência ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Conheça a programação deste ano e participe conosco. Todas as atividades são gratuitas!

PROGRAMAÇÃO:

DIA 21/05, DOMINGO:

Feira Nerd
10 às 17h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (TerrAço Paulo Mendes da Rocha)

Uma feira com artigos e produtos do universo geek e nerd para quem não quer perder tempo de atualizar uma coleção ou presentear alguém.

Espaço Cosplay por um dia

10 às 17h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Hall de Entrada)

Que tal um espaço para se aventurar e se transformar em seu personagem favorito? Seja cosplay por um dia no Museu é Nerd, escolha seu adereço, explore as possibilidades, faça uma foto e registre esse momento, marcando o @mmgerdau nas redes sociais!

Just Dance
10 às 14h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

O Just dance é um videogame de dança baseado em movimento para vários jogadores. Aqui o convite é para o público do “Museu é Nerd” se divertir conosco na Praça de Convivência do Museu, transformando-a em uma grande pista de dança!

Espaço Jogos de Tabuleiro
10 às 13h
Jogos de Tabuleiro
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Salão Nobre)

Chegou a vez dos  jogos de tabuleiro para iniciantes, para quem já é aficcionado e para todas as idades! A ideia é jogar em um ambiente acolhedor e inclusivo, onde jogadores de todas as habilidades e interesses possam se divertir juntos. Conjuntos de jogos similares a Ticket to Ride, Catan, Carcassonne, Brass, Terra Mystica, entre outros, estarão à disposição do público, que também poderá levar seus próprios jogos. Para os adultos, jogos mais desafiadores e complexos, como Terraforming Mars, Great Western Trail e Hansa Teutônica. Mas, se você quer é dar boas risadas, jogos festivos, como Camel Up, Colt Express, Resistence e Coup. Para as crianças, jogos divertidos e educativos, similares a Animal Sobre Animal, Set, Rhino Hero, entre outros. Não importa se você é um jogador experiente ou está apenas começando, tem diversão para todos os gostos e níveis!

Tabuleiro Acessível
14 às 16h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Salão Nobre)

O projeto “Tabuleiro Acessível” visa democratizar, acessibilizar e conectar o público aos jogos de tabuleiro modernos, tudo isso de forma acessível em Libras, promovendo cultura e lazer de maneira lógica e divertida. Todos são bem vindos, basta querer se divertir!

Rolê Maker – Cefet/MG
10 às 16h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Sala de Exposição Temporária)

O Rolê Maker é uma iniciativa coordenada pelos Professores Mariana Vieira, Enderson Cruz e Ronan Rossi, membros do LabMaker CEFET/BH, com o intuito de desenvolver a cultura maker (mão na massa) na criação de espaços colaborativos, fablabs ou makerspaces, popularização da impressora 3D e outras tecnologias, além de incentivar atividades DIY (Do it yourself – Faça você mesmo). A ideia é potencializar a criatividade e a colaboração em um espaço aberto e multidisciplinar. Nesse sentido, o Role Maker integra a programação do Museu é Nerd deste ano com uma mostra cheia de novidades e experiências da cultura maker, em uma troca interessante com a cultura nerd! Que tal fazer parte desse movimento?

Oficina “Como criar acessório cosplay em EVA”, com Yuki LeFay
10h às 12h
13h às 14h40
Local: Auditório Bateia
Vagas limitadas (até 15 pessoas, inscrições por ordem de chegada)
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Auditório Bateia)

Esta oficina pretende ensinar a transformar um material simples e acessível em lindos e versáteis acessórios para complementar sua fantasia de cosplay. Que tal aprender a criar a tiara da mulher maravilha e uma varinha mágica?

Thaís Jussim, mais conhecida como Yuki LeFay, é figurinista, aderecista, maquiadora profissional e cosplayer. Palestrante e juíza de concurso de cosplay no Brasil e no mundo. Também é jurada de concurso de cosplay nos maiores eventos de cultura Geek do país, como CCXP, GameXP e BGS.

Apresentação e  Concurso Cosplay
15 às 16h15
Anúncio do resultado
16h45
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

A competição, que contará com 40 vagas, busca selecionar os melhores cosplayers do Museu é Nerd! No concurso, os participantes devem desfilar com suas fantasias para o público e para o grupo de jurados, que avaliarão as fantasias quanto à criatividade, fidelidade e desenvoltura dos competidores. Os três melhores colocados serão premiados com a concessão do espaço do museu para sessões de fotos que podem durar 4, 2 ou 1 hora, de acordo com a colocação alcançada.

DIA 25/05, QUINTA-FEIRA:

A Biblioteca é Nerd
Cinema de Animação MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação (retrospectivas de anos anteriores)
10 às 12h
14 às 16h
Local: Prédio Anexo da Biblioteca, Espaço GEEK – Rua da Bahia, 1889, térreo

O MUMIA, que completou 20 anos em 2022, integra o calendário cultural de BH e está consolidado no cenário nacional destacando-se como a segunda maior Mostra dedicada ao gênero no país. O MUMIA, de caráter competitivo, é uma iniciativa de profissionais da animação, organizado pelo cineasta Sávio Leite. A Biblioteca reapresentará, nas duas sessões, uma seleção imperdível de filmes que fizeram parte da Mostra nos últimos anos.

Baile da Toalha
Abertura com o Conselho Jedi Minas + presença das influencers cosplayers + concurso das duas melhores fantasias da noite
19h às 22h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)
Entrada gratuita, inscrições via Sympla, neste link.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, de forma inédita, apresenta o Baile da Toalha!

Em uma noite de muita festa e celebração ao Dia do Orgulho Nerd ou “Dia da Toalha” (25/05), o MM Gerdau realiza seu primeiro baile temático, integrando a programação do já tradicional “O Museu é Nerd”. Ele será realizado na quinta-feira, dia 25/05, às 19h, na Praça de Convivência do Prédio Rosa.

A noite contará com a apresentação mais do que especial do Conselho Jedi Minas, que conduzirá as festividades. Também haverá a participação de Nay Freitas, Nanatsu e Rizzy, criadoras de conteúdo digital e cosplayers profissionais, que irão percorrer cada flash do baile em busca das duas melhores fantasias da noite. Haverá música eletrônica comandada pela DJ Fê Linz, com temática oitentista e noventista, trazendo as melhores referências de trilha-sonora do universo Nerd!

DIA 26/05, SEXTA-FEIRA:

A Biblioteca é Nerd
Conhecendo o Acervo de Quadrinhos da Biblioteca
09h30 às 11h
Mediador: Afonso Andrade, Historiador e Gestor de Cultura
Local: Prédio Anexo da Biblioteca, Espaço GEEK – Rua da Bahia, 1889, térreo

O Mediador Afonso, especialista em quadrinhos, apresentará os livros e revistas em quadrinhos existentes no acervo, com objetivo de estimular a leitura e divulgar o novo acervo, disponível para empréstimo.

A Biblioteca é Nerd
RPG

14 às 16h
Organizador: Mateus Cruz
Local: Prédio Anexo da Biblioteca, Espaço GEEK – Rua da Bahia, 1889, térreo

Role-playing game, também conhecido como RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas de forma colaborativa. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. Mateus Cruz tem ampla experiência em RPG.

 

21/05, domingo 10 às 17h
25/05, quinta-feira 19h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também