Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e pelos 55 anos do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC – UFMG), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza uma roda de conversa on-line, com algumas das principais cientistas expoentes do Instituto. O encontro será transmitido via estreia, no canal do YouTube do Museu, no dia 08 de março, às 19h.

O bate-papo será mediado por Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau e geóloga formada no IGC, e contará com as participações de:

– Profª. Drª. Vitória Régia P. R. O. Marciano: possui graduação em História Natural obtida na Universidade Federal de Minas Gerais (1968), especialização em Ensino de Geologia na UnB em 1974, mestrado pela USP em Mineralogia e Petrologia (1985), doutorado em Geologia Geral e Aplicação pela Universidade de São Paulo (1996). Dirigiu o Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa do Instituto de Geociências (CPMTC-IGC) por um mandato de dois anos, dirigiu o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por 10 anos. Desenvolveu projetos na área de Mineralogia e Geoquímica de Pegmatitos. Atuou nas áreas de popularização da Ciência e ação educativa em museus, no período em que dirigiu o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães.

– Rosaline Figueiredo e Silva: é Geóloga, graduada na UFMG (2002), onde também realizou mestrado e doutorado, estudando a gênese de minério de ferro em Carajás. Fez doutorado sanduíche na UWA (2006), na Austrália, e visitante como pesquisadora, até 2013, na mesma instituição. Atualmente é professora associada na UFMG, em Belo Horizonte/MG, onde atua e coordena projetos na área de geologia econômica, em especial ouro e ferro, desde 2010. Foi coordenadora do colegiado de pós-graduação em Geologia na UFMG, entre 2018 e 2022. Mãe da Clara de 8 anos, é uma das co-fundadoras da ABMGeo, embaixadora do Parent in Science, e integrante do Geomamas.

– Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin: é Professora Titular do Departamento de Geografia, do IGC – UFMG, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação, com orientações de TCC´s, mestrados e doutorados. Graduou-se em Geografia pela mesma Universidade e tem os títulos de MSc pela Sheffield University, no Reino Unido e de Doutorado em Geociências, pela Johann Wolfgang Goethe Universität, em Frankfurt a. Main, Alemanha (1995). Realizou pós-doutorado na Universidade de Berkeley, Califórnia, USA (2010-2011). Ocupou duas vezes o cargo de Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (1996-1998; 2002-2005), tendo sido, também, Diretora do IGC – UFMG (2006-2010). Foi membro e presidente da Comissão que propôs as Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Geografia, tendo atuado, ainda, como avaliadora de Cursos de Graduação de Geografia do MEC. Participou da Comissão de Avaliação da CAPES para os Cursos de Pós-Graduação em Geografia (2006-2008) e foi Coordenadora Adjunta do Comitê de Pós-Graduação de Geografia da CAPES para o Quadriênio 2014-2018. Fez parte do Conselho Diretor da Revista Geografias e da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Geomorfologia, entre outras. Participou, como Titular, do Conselho de Políticas Ambientais (COPAM), do Estado de Minas Gerais. Área de pesquisa: Geomorfologia, com ênfase na geomorfologia dinâmica, hidrogeomorfologia, processos de erosão, evolução do relevo e estudos ambientais, com várias publicações nacionais e internacionais.

– Drª. Lydia Maria Lobato: Geóloga pela UFRJ, ingressou na Nuclebrás – Empresas Nucleares Brasileiras, Belo Horizonte, onde trabalhou com projetos de prospecção mineral, caracterização e tratamento de minérios. Doutorou-se em geologia econômica pela University of Western Ontario, Canadá em 1988. Ingressou na UFMG e é ‘Pesquisadora 1D CNPq’. Atua e orienta trabalhos de ensino, pesquisa e orientação de estudantes em geologia econômica. Premiada com a Medalha José Bonifácio, pela contribuição às Geociências (2021, Sociedade Brasileira de Geologia).

– Carolina Martins Pinheiro: Geóloga, graduada no 2º semestre de 2002 na UFMG, desenvolveu sua carreira principalmente na área de exploração mineral, modelamento geológico e de recursos para as commodities: cobre, ferro, níquel, manganês, carvão, fertilizantes, urânio e ouro. Além do Brasil, já atuou em diversos países, entre eles: Austrália, Mongólia, Moçambique, Guiné, Peru e, atualmente, trabalha na Argentina, na área de recursos minerais e planejamento de longo prazo de uma mina de ouro.

– Camila Miranda: Geóloga, formada pela UFMG e ganhadora da medalha ‘Djalma Guimarães’ 2020, mestranda em geoestatística pela UFRGS. Atualmente ocupa o cargo de Geóloga de Projetos na Seequent, onde atua como especialista em modelagem geológica para os mercados de mineração e meio ambiente. Possui experiência em projetos de consultoria para mineração, em modelagem e estimativa de recursos.

– Maria Giovanna Parizzi: Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Geologia Ambiental e Conservação de recursos naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Vice-diretora do Instituto de Geociências da UFMG, durante a gestão 2018-2022, e coordenadora do colegiado do curso de geologia, durante o período de 2014 a 2018. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia de Engenharia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: mapeamento de áreas de risco, análise de estabilidade de taludes em áreas urbanas.

O PROTAGONISMO FEMININO NOS 55 ANOS DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UFMG
Data e horário: 08/03, às 19h
Local: Estreia no YouTube do MM Gerdau

08/03, quarta-feira 19h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Ações virtuais

Veja também