Outubro Rosa no MM Gerdau: “Mario Penna no Museu”

Em outubro, celebrando o mês da conscientização e combate ao câncer de mama, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe ações da Campanha Outubro Rosa, em parceria com o Instituto Mario Penna, que tem, no ano de 2022, o tema “influencie pessoas”, com o intuito de informar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao máximo de mulheres. O evento ocorre na quinta-feira, dia 06/10, a partir das 17h, com entrada gratuita e retirada de ingressos via Sympla e, ao longo do mês, o Museu receberá uma iluminação especial na cor rosa, em alusão à capanha.

O Instituto Mário Penna é referência em atendimento oncológico em Minas Gerais. Cerca de mil pacientes passam diariamente pela instituição, provenientes de mais de 600 municípios. Classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), no último ano, o Instituto Mário Penna realizou também 40.070 sessões de radioterapia, 32.991 mil sessões de quimioterapia, 33 transplantes de medula óssea e quase 13 mil cirurgias. Mais de 115 mil pacientes passam anualmente nas instalações da instituição, que sobrevive de doações e apoio de parceiros.

O Mário Penna tem uma história de mais de 50 anos com uma trajetória impecável na busca incessante em salvar vidas e curar pacientes com câncer. Composto pelo Hospital Luxemburgo (futuro Câncer Center), Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Instituto Mário Penna – Ensino Pesquisa e Inovação e Núcleo de Especialidades Oncológicas, a instituição realiza mais de 305 mil atendimentos por ano. O Instituto Mário Penna conta com um corpo clínico experiente e especializado que, juntamente com a equipe assistencial, oferecem aos pacientes e aos seus acompanhantes atendimento de qualidade e humanizado.

PROGRAMAÇÃO:

DESFILE DE MODA
Data e horário: quinta-feira, 06/10, às 17h

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

A primeira ação será o desfile de moda “Lapidando as pedras, influenciando as flores”, que contará com a participação especial de 20 “Entrelaçadas”, mulheres que já tiveram ou fazem tratamento contra a doença. O conceito do desfile é inspirado nas pedras preciosas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, ao associar o tratamento precoce do câncer com a lapidação (processo de transformação de uma amostra bruta em algo precioso).

O desfile dirigido pela Stylist de Moda, Maitê Oliveira, conta com o apoio de grifes mineiras, bem como com o apoio de empresas de acessórios e do ramo da beleza (cabelo e maquiagem), além da marca “Marrie Josefine”, que assina os sapatos do “fashion day”. Já a apresentação musical do evento fica por conta de Chris Canta, musicista e multi-instrumentista. Na ocasião, o Instituto Mário Penna também lançará a sua camisa da campanha “Outubro Rosa – Eu influencio a Prevenção”.

Inscrições: neste link

CAFÉ COM CIÊNCIA
Data e horário: quinta-feira, 06/10, às 18h

Local: Auditório Bateia – MM Gerdau

A segunda ação realizada no dia 06/10, será o “Café Com Ciência”, seminário com renomados pesquisadores e cientistas, que abordarão o tema: “Genes, dados e tecnologia juntos podem ajudar a medicina a vencer o câncer”. O bate-papo será mediado por Tadeu Moreira Perona, Gerente de Tecnologia da Informação no Instituto Mário Penna, e terá presença de Matheus de Souza Gomes, Cientista de dados e Professor no Instituto de Biotecnologia, assim como Ricardo Cabral Santiago, que é Presidente do conselho na Grupo Rede de Cuidados de Saúde, além da Bióloga e Analista de Projetos Sênior na Varsomics, no Hospital Israelita Albert Einstein, a Michele Pereira.

O Café com Ciência irá abordar a Inteligência Artificial (IA) como uma grande aliada à medicina oncológica. É por meio da IA que mundialmente são desenvolvidas estratégias personalizadas e o rastreamento para o diagnóstico precoce de doenças. A técnica auxilia na redução de riscos e no controle de tumores, bem como amplia as opções de tratamento com maiores chances de sucesso ao paciente. A discussão também irá salientar a atenção aos fatores de risco hereditário como histórico de câncer, sobretudo quando em idade jovem.

Inscrições: neste link

OUTUBRO ROSA NO MM GERDAU
Data e horário: quinta-feira, 06/10, das 17 às 21h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita, retirada de ingressos via sympla (vide programação)

quinta-feira, 06/10 17 às 21h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também