Depois de 3 anos com encontros virtuais, o Pint of Science Brasil retorna ao presencial, no dia 24/05, às 19h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, e terá como parceiro e principal realizador, o Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG (Amerek). Numa noite prá lá de especial, o assunto vai ser a Ciência da Divulgação Científica e os presentes poderão conhecer um pouco do que estudantes e professores do curso têm produzido. Tudo isso com o acompanhamento de um bom papo e cerveja gelada!

No encontro, o professor e pesquisador do Departamento de Comunicação da UFMG e do Amerek, Carlos D’Andrea, vai bater um papo sobre o papel das Redes Sociais da Divulgação Científica. No embalo, a jornalista e aluna do Amerek, Tuany Alves, conta um pouco sobre seu trabalho a respeito da presença de Museus de Ciência no TikTok. A professora do departamento de Matemática da UFMG e aluna do Amerek, Sonia Carvalho, se pergunta se os alienígenas descobririam o π (número Pi) para refletir sobre os processos de construção da ciência. Já a pesquisadora e professora do departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG, Adlane Vilas-Boas, vai avançar no tema dos processos da ciência falando sobre sua relação com a Arte. É claro que não vai faltar aquele tradicional momento de bate-papo com todo mundo, para abrir os horizontes com perguntas e comentários, além do tradicional brinde pela ciência!

“Desde 2016 recebemos o Pint of Science em nossa cidade e foi sucesso em todas as edições. A expectativa para o retorno é enorme! O festival em Belo Horizonte vai acontecer em parceria com professores e alunos da AMEREK e se chamará ´um Beliscão de Ciência´!! Será uma noite de Divulgação Científica no Museu de Ciência e tecnologia mais charmoso da cidade, o MM Gerdau.”, declarou Marina Andrade, Coordenadora do Pint of Science BH e Coordenadora do festival em Minas Gerais. Yurij Castelfranchi, Coordenador da AMEREK, acredita que o festival conversa com os princípios do curso. “O Pint of Science é uma iniciativa belíssima. Para nós da AMEREK é uma honra e um prazer realizar o evento em Belo Horizonte. Entendemos a divulgação científica não de cima para baixo, mas um contato direto, uma conversa e uma troca sobre ciência com as pessoas. Nesta conversa cabe o questionamento, cabe discussão e até zoação sobre a ciência” afirma o pesquisador.

O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, chegou ao Brasil em 2015 e hoje acontece simultaneamente em mais de 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo.

O Pint of Science Brasil é organizado por mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. Em 2023 serão 123 cidades brasileiras, incluindo 20 capitais estaduais e o Distrito Federal. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em bares e restaurantes. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos.

Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal com os cientistas, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. A programação do evento está sendo cuidadosamente elaborada para que todos possam desfrutar de uma noite agradável, aprendendo e debatendo assuntos relevantes para a sociedade.

O Amerek é um curso transdisciplinar, de especialização profissional em comunicação pública da ciência. Alunas\os e professoras\es de áreas diversas estudam e criam juntos, atravessando os territórios do jornalismo científico, do ensino de ciências, da comunicação institucional e empresarial, dos centros e museus de ciência. O nome Amerek é de origem krenak e faz referência a uma proposta de comunicação que deve ser feita por meio da interação, em via de mão dupla, como troca afetiva de cutucões.

PINT OF SCIENCE 2023
Data: 24/05, quarta-feira
Horário: 19h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Endereço: Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº 680, Funcionários – BH

24/05, quarta-feira 19h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ação científica

Veja também