Começamos a 5ª edição do Rock no Metal com música e músicos e encerramos a semana com a dobradinha entre a cultura do rock, criada na Galeria do Rock, com a participação do Instituto Galeria do Rock, como fomentador da música como patrimônio cultural, e a IG&T – Instituto de Guitarra e Tecnologia, como espaço de aprendizado, trocas e disseminador da cultura musical. Para a conversa, são nossos convidados: Antônio de Souza Neto, o Toninho da Galeria, Célio Ramos, publicitário e diretor da IG&T. A mediação fica por conta do Leo Oliveira, da OHM KOLLEKTIV. O bate-papo será sobre música para além de ser músico.

Convidados

Antônio de Souza Neto (Toninho da Galeria) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Criador do Conceito Galeria do Rock e do projeto que criou a Galeria do Rock, administra a Galeria do Rock há vinte e quatro anos e é presidente do Instituto Cultural Galeria do Rock. Atua fortemente junto à comunidade do centro, moradores, comerciantes, empresários e o poder público o reconhecem como uma liderança na região central de São Paulo. Participou da elaboração de dezenas de projetos culturais, como a Virada Cultural, Dia do Desafio, Dia do Cidadão e entre outros.
Célio Ramos é publicitário, palestrante, colunista e consultor de marketing. Foi escolhido como Homem de Marketing do Ano, em 1976, recebeu ainda o prêmio de melhor campanha de varejo da EPTV/Campinas, em 1992 e 1993, pela campanha produzida para a empresa Uemura Home Center. É conselheiro da Abemúsica – Associação Brasileira de Música, Diretor da Fundação I-Música. Foi colunista da Folha da Tarde, Diário Popular, Blog Vitrine da Música e da Revista Música e Mercado. Foi fundador, em 1971, da Agência de Publicidade Newport. Foi professor de Propaganda e Marketing do Colégio Santa Catarina. Atual Diretor do IG&T-Instituto de Guitarra e Tecnologia.

Mediador

Leonardo Oliveira é professor na Escola de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFMG, pesquisador, DJ, é um dos fundadores do OHM Kollektiv, coletivo de DJs, produtores, artistas e designer de Belo Horizonte. É também o idealizador, editor e designer da OHM Music Magazine e apresenta o programa Elektronica na Rádio UFMG Educativa FM104,5. Suas pesquisas transitam pelas influências exercidas pelo Jazz, pelo Rock, pelas vertentes negras e pela música eletrônica em nossos tempos. Se apresenta em eventos como Fela Day, Beat OldSchool (SP), Nujazz no Parque (BH), Virada Cultural (BH), Festival de Arte Negra (FAN-BH), Nujazz na Lapa (RJ), entre outros.

A Galeria do Rock

A energia que se instalou neste espaço nos últimos anos tem justificativa desde o início desse projeto que hoje se transformou na Galeria do Rock. Foi na década de 50 que Maria Bardelli, Siffredi e Beijamin Citron se uniram para criar o projeto que ofereceria espaços comerciais para o Centro de São Paulo. As curvas e vãos criados por Maria Bardelli convidam e quase “sugam” os transeuntes a entrar no prédio através de seus corredores iluminados, que rasgava-se em luz natural durante todo o dia, aproximando as pessoas das vitrines, criando um bem estar pouco comum na região central de São Paulo. E a todos que passavam por aqui ofereceu-se um passeio artístico feito por Bramante Buffoni, que criou os mosaicos dos pisos de cada andar, e o curioso painel central no piso térreo, representando mulheres de quatro etnias diferentes. Percebendo a força cultural que já existia nos corredores da Galeria, Toninho permitiu assim que se montassem lojas do gênero “underground”, dando de forma pioneira no Brasil, uma conotação cultural a um espaço estritamente comercial. Foi assim que se iniciou o resgate daquela energia colocada no projeto inicial. A busca por propósito e felicidade transformou a Galeria do Rock em um local em que culturas diversas vivem em coletivo e se respeitam mutuamente, além de aprenderem umas com as outras. Hoje o prédio tem todas as certificações necessárias e exigidas pelos órgãos municipais, estaduais e federais. Toda a parte elétrica foi trocada por cabeamento novo, que também obedecem toda a certificação nacional e internacional. A Galeria do Rock é um sonho que se tornou realidade, atitude rock n’ roll e felicidade, um local que reúne milhares de pessoas por dia, das mais diversas vertentes culturais em paz e harmonia.

O Instituto

A Galeria do Rock se tornou uma referência nacional quando se trata da cultura “underground”, no Rock e todas suas vertentes, no Hip Hop, no Rap, no Skate, na Tatuagem, no Graffit e entre outras culturas. Aos poucos o mundo mudava e todas essas culturas antes excluídas e vistas com preconceito pela sociedade passaram a ter seus valores reconhecidos, principalmente pela atitude característica fundamental que descreve o Rockn’ Roll. A Galeria do Rock contribuiu imensamente para isso, fizemos uma revolução silenciosa na cidade e no País, criando um ambiente saudável para que as pessoas pudessem frequentar um ambiente seguro e conviver com culturas completamente diferentes umas das outras possibilitando o aprendizado natural que acontece quando encontramos algo novo. Marcas nacionais e internacionais, assim como a imprensa de todo o mundo, passaram a procurar a legitimidade que a Galeria do Rock construiu durante anos, para retratar as culturas que aqui conviviam ou para ter acesso ao público que se tornava cada vez mais importante dentro da sociedade. O Instituto Cultural Galeria do Rock foi criado em 2001 com o intuito promover a felicidade através cultura Rock n’ Roll e toda a diversidade cultural que vivia em seus corredores, além de promover atividades culturais na Galeria do Rock e em seu entorno. O Instituto Cultural da Galeria do Rock tem como objetivo a promoção da felicidade através da cultura e conservação do patrimônio histórico e artístico, por meio de atividades culturais e sócio-culturais, assim como ações de interatividade entre públicos diversos ultrapassando o âmbito teórico e informativo do convívio com a cidade, inserindo atividades de caráter prático e participativo em seus eventos e co-elaborando novas experiências e vivências para os frequentadores da região central de São Paulo.

15/07 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Bate-papo

Veja também