A live “Creative Reactions” reunirá a equipe de coordenadores nacionais do Pint of Science, que também são os responsáveis por este evento, para divulgá-lo e discutir sobre arte, ciência e divulgação científica. A live será mediada por Marina Andrade, Coordenadora do coMciência e do Pint of Science Minas Gerais, e terá a participação de Luiz Gustavo de Almeida, Coordenador do Pint of Science Brasil, Eduardo Bessa, Coordenador Regional Centro-Oeste do Pint of Science, e Cintia Milagre, Coordenadora Regional São Paulo e da paleoartista Júlia d’Oliveira. O encontro acontecerá no dia 04/11, 19 horas, no YouTube do MM Gerdau.

O que é o Creative Reactions?

Um grupo de cientistas e artistas se reuniu e achou que seria incrível se os criativos pudessem se encontrar com os cientistas do festival Pint of Science e fazer algum trabalho em resposta à sua especialidade. Nos últimos anos, a ideia de Armando Carlone, Stan Strawbridge, Karen Jinks e Mandy Knapp produziu alguns trabalhos verdadeiramente inovadores que comunicam a beleza da pesquisa científica através das lentes da mente visionária dos criativos.

Assim como o Pint of Science, o Creative Reactions será realizado pela nossa equipe de voluntários em todo o Brasil. O formato ideal para a realização do Creative Reactions é proporcionar o encontro presencial entre criativos e cientistas para que eles troquem informações e experiências.

Estamos programando para que a mostra seja realizada nos dias 22 e 23 de novembro de 2021. Uma vez produzida a obra de arte, chegou a hora de mostrar para o público. Ainda por conta da pandemia, vamos realizar a mostra virtualmente em nosso site da mesma forma que fizemos com os eventos online. A mostra pode ser em formato de live ou de vídeos previamente carregados no YouTube e/ou plataforma similar. A novidade é que não vamos separar o site por cidades, vamos fazer uma grande mostra em conjunto do Brasil todo. Claro que na descrição de cada arte vamos colocar um campo para detalhar de que cidade é o criativo, o cientista e a equipe que organizou a mostra.

https://pintofscience.co.uk/creativereactions/

https://pintofscience.com.br/creative-reactions-brasil/

Sobre os convidados:

Luiz Gustavo de Almeida: é cientista desde que começou a assistir ao O Mundo de Beakman, se formou em biologia pela PUC-Campinas e descobriu um mundo gigante enquanto cursava a pós-graduação em microbiologia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Sempre gostou muito de café e da bancada, por isso criou um blog de divulgação científica chamado Café na Bancada. Hoje é membro do Instituto Questão de Ciência e Diretor Nacional do Pint of Science Brasil, iniciativa que leva cientistas de todo o país para falarem sobre suas pesquisas em bares e restaurantes.

Eduardo Bessa: adora mergulhar, então desenvolveu sua carreira ao redor do estudo do comportamento dos peixes, fazendo graduação em Biologia, mestrado em Zoologia pela USP e doutorado em Biologia Animal pela UNESP. Ele descobriu tantas coisas interessantes que não se contém e conta para todo mundo, o que o tornou divulgador científico também. Hoje, Eduardo é professor de Zoologia na UnB.

Cintia Milagre: isso mesmo, é um Milagre só, nada de Milagres. O Milagre que ela escolheu fazer é pesquisar maneiras ambientalmente sustentáveis de produzir moléculas químicas, que poderão ser usadas como ingredientes ativos diversos medicamentos, já que ela se formou em Farmácia pela UFMG, fez o Mestrado e Doutorado em Química pela UNICAMP. Mas, para um Milagre ser bom mesmo, todos precisam ficar sabendo. Então, ela começou a fazer Divulgação Científica também. Hoje, ela é professora do Instituto de Química da UNESP.

Júlia d’Oliveira: Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Pintora nas horas vagas. Ultimamente vem atuando como paleoartista, tendo premiações e reconstruções artísticas de organismos extintos em artigos científicos. Utiliza meios digitais (softwares) e tradicionais (acrílica, guache, óleo) para suas composições.

04/11 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Bate-papo

Veja também