O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGQ-UFMG) recebe, no dia 18/06, nova edição do projeto “Química Faz Bem”. Criado em 2017, em comemoração pelos 50 anos do PPGQ-UFMG e dos 90 anos da UFMG, sua sétima edição acontece das 13 às 17, no dia em que se comemora o Dia do Químico e terá como atração feira e exposição de projetos científicos, além de jogos e brincadeiras, lúdicas e temáticas, levando a Química para todos os públicos. Neste ano, a edição do projeto ocorre na Praça de Convivência do MM Gerdau.

O evento objetiva romper as fronteiras da pesquisa desenvolvida na universidade com a divulgação dos projetos de pesquisa realizados por docentes e discentes do Departamento de Química, além de atrair o interesse dos visitantes pela Química, por meio da interação com o lúdico. Pretende-se reunir alguns trabalhos que possuam relação com o aumento da qualidade de vida das pessoas e, por meio de banners, apresenta-los/divulgá-los para a população, utilizando por meio de uma linguagem simples e de fácil compreensão a todos.

A participação é gratuita e não é necessário retirar ingressos!

PROGRAMAÇÃO:

– Perfil – versão Química: Um clássico dos jogos de tabuleiro no mundo todo reinventado com
temática voltada para a química, sustentabilidade e curiosidades em geral.

– Quem sou eu – versão Química: Jogo interativo em que o objetivo é descobrir qual sua identidade,
com base perguntas diretas elaboradas pelos próprios participantes.

– Quiz dos antibióticos: Quiz interativo, em formato de jogo de tabuleiro, sobre o uso correto de
medicamentos e sobretudo de antibióticos.
– Lâmpada de quase lava: Um experimento simples que por meio da efervescência evidencia uma
reação química muito comum que acontece dentro do nosso organismo.

– Será que é muito doce?: Aqui vamos descobrir qual a quantidade de açúcar presente em vários
alimentos do nosso cotidiano.

– Pilha com limão: Seria possível gerar energia elétrica a partir de limão, um parafuso e uma
moeda?

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGQ-UFMG) foi criado em 1967 e é um dos mais tradicionais e consolidados do país, com uma produção científica significativa em periódicos altamente qualificados. Atua fortemente na formação de recursos humanos, tendo mais de 800 mestres e 600 doutores sido titulados desde a sua criação.

Na última avaliação feita pela CAPES em 2021, o Programa obteve a nota 7 (a mais alta possível), o que o coloca entre os melhores programas de Pós-Graduação em Química do Brasil. Seu corpo docente é formado por professores doutores altamente qualificados, muitos sendo bolsistas de produtividade do CNPq. Esse corpo docente se mostra maduro e conta com importantes lideranças. No último triênio, os pesquisadores e estudantes do programa publicaram mais de 400 artigos científicos. A percentagem de docentes permanentes com produção de artigos Qualis (A e B) foi de 80%, que está acima da média nacional da área de 50% no triênio. Além disso, o Programa também apresenta uma expoente produção tecnológica com significativo número de patentes depositadas e concedidas.

Importantes universidades brasileiras contam com egressos de nosso Programa em seu corpo docente. Nos últimos anos, mais de 50 egressos foram contratados por universidades públicas de outros estados brasileiros e mais de 70 por universidades mineiras (UFLA, UNIFAL, UFV, UFOP, UFJF, entre outras). Inúmeros egressos atuam em centros de pesquisa (CDTN, CETEC, FIOCRUZ, EMBRAPA, etc). Também atuam na Petrobrás, ANP, e como cientistas forenses na Polícia Federal e na Polícia Civil de Minas Gerais.

O Programa possui convênios e colaborações com diversas Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e do exterior, promovendo com freqüência o intercâmbio de discentes de pós-graduação. O Programa é regido pelas Normas Gerais da Pós-graduação da UFMG e pelo Regulamento do Curso e recebe quotas anuais de bolsas de estudo do CNPq, CAPES e FAPEMIG.

QUÍMICA FAZ BEM
Data: 18/06 (domingo)
Horário: 13 às 17h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

18/06, domingo 13 às 17h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também