O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, nos dias 03 e 04 de setembro, nova edição do projeto “Rede Literária: imersão fora da página”, que integra a 7ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte.

O evento busca mudar a distorcida imagem das bibliotecas compostas por clássicos de linguagem complexa, desinteressante e de difícil compreensão aos leitores. O projeto tem o intuito de trazer a literatura em todos os seus formatos e torná-la acessível a todos os públicos, com a interação de novas formas criadas, sejam elas: podcasts de livros, resenhas em vídeo, livros físicos, livros online, audiolivros, histórias em quadrinhos, entre outros.

O evento conta com parceria de autores, ilustradores, influenciadores e entusiastas da literatura, por meio de uma estrutura incrível para imersão no universo literário. Ele integra, também, a programação da 7ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, que retorna presencialmente às ruas do hipercentro da cidade.

PROGRAMAÇÃO:

PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DE CONVICÊNCIA

SÁBADO – 03/09:

03/09, sábado, das 13 às 14h: Histórias do Dia a dia Através do Livro Desenhado
Ekaterina Churakova e Giselle Vargas

Ekaterina Churakova é Ilustradora, designer gráfico, artista. Formou-se pelo Departamento de Design Gráfico
da Academia Artística e Industrial de São Petersburgo Barão de Stieglitz. Atualmente vive e trabalha no Brasil, na cidade de Belo Horizonte. Uma das coordenadoras do grupo Urban Sketchers BH.

Giselle Vargas de Oliveira Ramos Andrade é designer, aquarelista, urban sketcher, ilustradora. É também autora e ilustradora de livros infantis com 34 anos de experiência no mercado editorial – livros didáticos, revistas e literatura infantil. Por anos atuou como publicitária em diversas agências de publicidade. Também é professora de desenho e aquarela e dá cursos, workshops e oficinas para particulares e ateliês, facilitando a prática da aquarela para iniciantes, propondo o aprendizado passo a passo através de exercícios específicos do processo de construção da pintura. Pratica o bordado contemporâneo associado à aquarela, desenvolvendo novas experiências artísticas e formas de expressão.

03/09, sábado, das 14 às 15h: Causos Ordinariamente Urbanos
Nina Rocha, Ágatha de Araújo Andrade e Thaís Campolina

Nina Rocha é jornalista e escritora, autora dos livros Papéis e Em Obras.

Thaís Campolina Martins nasceu em Divinópolis – MG em 1989, mas vive na capital mineira desde 2014. Bacharel em Direito, pós-graduada em Escrita e Criação, medeia, organiza e faz curadoria do Leia Mulheres Divinópolis e é a criadora e faz-tudo do clube de leitura online Cidade Solitária. Após ganhar o 2° lugar no concurso Poesia Incrível de 2021, estreou na poesia com o livro “eu investigo qualquer coisa sem registro” pela Crivo Editorial. Também publicou o conto “Maria Eduarda não precisa de uma tábua ouija” em formato e-book na Amazon e segue escrevendo suas bobagens e incômodos em seu site thaisescreve.com, newsletter e redes sociais.

03/09, sábado, das 15 às 16h: Literatura Surda em Quadrinhos
Lucas Ramon “Tikinho”

Lucas Ramon, também conhecido como Tikinho, é surdo e utiliza a Libras para se comunicar. Reside em Belo Horizonte/MG e é formado em Design Gráfico pelo Centro Universitário UNA (2017). Realizou cursos na Case de Quadrinhos (2014) e atualmente está cursando animação para artistas digitais na Escola Saga. É educador no MM Gerdau, cartunista, autor e ilustrador de livros infantis para a Literatura Surda. Atua como quadrinista e Character Design (criação e desenvolvimento de personagens). Se apresentou no Festival Internacional de Quadrinhos em 2018 e foi premiado em concurso realizado pela comissão organizadora da Surdolimpíada Nacional de 2021 e Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) para criar o mascote da competição, o Lobo-Guará.

03/09, sábado, das 16 às 17h: Literatura Fantástica
Leonel Caldela

Leonel Caldela é autor da Trilogia da Tormenta, composta por O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e O Terceiro Deus, série de romances no maior cenário de RPG nacional. Leonel também escreve, edita e traduz livros de RPG para a editora Jambô. Recentemnte publicou Ozob – Protocolo Molotov (Jovem Nerd) e A Flecha de Fogo (Jambô).

03/09, sábado, das 17 às 18h: Escrita Criativa para a Vida Real – Laís Menini

Lais Menini é mineira, jornalista por formação e leitora por paixão. De tanto ler, acabou tomando gosto pela escrita; suas primeiras linhas de histórias foram rabiscadas aos seis anos de idade. Hoje, aos 35, é especialista em estratégia e criação de conteúdo criativo para internet e finalmente será publicada, ainda em 2022, como autora de romance – por uma editora de verdade!

DOMINGO – 04/09:

04/09, domingo, das 13 às 14h: Produção de Quadrinhos e Livros para WattPad e Amazon
Fabricio Martins, Laura Jardins, Emanoel Ferreira e Igor Frederico

Fabrício Martins é leitor voraz de quadrinhos e literatura desde sempre, se apropriou dessas artes como objeto de pesquisa durante o Mestrado em Relações Internacionais. Já escreveu diversos artigos e capítulos de livros sobre quadrinhos nos últimos anos. Em 2017, produziu seu primeiro quadrinho autoral, inspirado na obra de Bill Watterson. Possui a pior memória do mundo, mas se lembra de todos filmes que assistiu, quem atuou e quem dirigiu cada um deles – até lembra algumas falas de cor. É um mistério. É roteirista de Oblivion, obra independente, que atualmente conta com a Distribuição da Skript Editora e que ficou em 1º na lista dos mais vendidos da Amazon. Também foi co-curador e co-produtor da Feira Mineira de Quadrinhos, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual e a Casa de Quadrinhos.

Laura Jardim é ilustradora e tatuadora de BH. Ex-aluna do curso técnico em artes visuais da Casa dos Quadrinhos, onde ingressou com a ideia de trabalhar com
ilustração editorial. Mas foi através da tatuagem que encontrou uma forma de se expressar e desenvolver um estilo próprio. Gosta de explorar traços mais delicados e linhas soltas, com um toque de cor. É a desenhista de Oblivion, HQ que aborda de uma forma delicada e sensível o tema da memória e depressão, e é autora do zine Girassol.

Emanoel Ferreira é um escritor, poeta e comunicador brasileiro, nascido em Belo Horizonte. Venceu o Prêmio Geek de Literatura 2021 com o romance de fantasia
urbana “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos”. Foi laureado no Concurso Nacional de Contos Jorge Andrade 2021 (2º lugar) e no Prêmio Barueri de Literatura 2020 (3º lugar). Em 2016, publicou “Já Tomei Uns Tragos de Poesia e Prosa para Amaciar a Tristeza”. Foi publicado em revistas e antologias, como nos volumes de Conto e Poesia do Prêmio Off FLIP de Literatura 2021.

04/09, domingo, das 14 às 15h: Livro Ilustrado para Infância
Eduardo Antônio Sá e Samuel Medina

Eduardo Antônio Sá, ou simplesmente “Edusá”, é mineiro de Belo Horizonte e conta histórias através de imagens. Formado em Artes Visuais pela UFMG, trabalha com criação visual para mídias diversas. Seu livro “O Sapulante Viajante” (Grupo Editorial Lê), integra a lista “8 Livros infantis que abordam temas importantes de forma leve e lúdica”, elaborada pela Revista Crescer.

Samuel Medina nasceu no Rio de Janeiro, Capital, em 1981. Porém, considera-se totalmente mineiro, pois vive entre estas montanhas desde os seis anos. É graduado em Letras pela UFMG e contador de histórias pela escola da vida. Trabalha como servidor público municipal na Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura, na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Faz parte de dois maravilhosos coletivos artísticos. Desde 2016, está no Coletivo Simples, dedicado à difusão da Palavra Poética. Já em 2017, começou a atuar junto ao Coletivo Narradores, voltado para a preservação e circulação da Palavra Oral, através da narração de histórias. Publicou recentemente o livro ilustrado “Uma visita Inesperada” pela Editora A mascote com participação do ilustrador Luiz Evaristo.

04/09, domingo, das 15 às 16h: Investigação Incomum Sobrenatural
Laís Menini, Rodney Buchemi e Danilo Aroeira

Lais Menini é mineira, jornalista por formação e leitora por paixão. De tanto ler, acabou tomando gosto pela escrita; suas primeiras linhas de histórias foram rabiscadas aos seis anos de idade. Hoje, aos 35, é especialista em estratégia e criação de conteúdo criativo para internet e finalmente será publicada, ainda em 2022, como autora de romance – por uma editora de verdade!

Rodney Buchemi atua no mercado internacional de quadrinhos desde 1999, quadrinista profissional com trabalhos publicados no Brasil e no exterior por editoras
que incluem Marvel Comics e DC Comics. Seu trabalho mais recente foi Death of Hawkman, pela DC Comics.

Dan Aroeira é ilustrador profissional e quadrinista, criador da premiada webcomic Samurai Boy e coautor de Alynna em parceria com Laís Menini. Ilustrador de livros infantis e infantojuvenis, com destaque para “Um sonho careca”, “O sorriso de João” e “Trocadilhos Dragon Ball”, este em parceria com o renomado dublador Wendel Bezerra. Mestre em artes visuais pela UFMG. Professor universitário, leciona artes visuais na Universidade Fumec, havendo também lecionado no Uni-BH, Univale e PUC-MG. Seu lançamento mais recente é a graphic novel Mandinga, que traz os personagens do folclore brasileiro no contexto do século XXI em uma trama sensual de terror e fantasia.

04/09, domingo, das 16 às 17h: BH Mágica – Nossa Literatura Fantástica Conquistanto o País
Emanoel Ferreira e Jim Anotsu

Emanoel Ferreira é um escritor, poeta e comunicador brasileiro, nascido em Belo Horizonte. Venceu o Prêmio Geek de Literatura 2021 com o romance de fantasia urbana “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos”. Foi laureado no Concurso Nacional de Contos Jorge Andrade 2021 (2º lugar) e no Prêmio Barueri de Literatura 2020 (3º lugar). Em 2016, publicou “Já Tomei Uns Tragos de Poesia e Prosa para Amaciar a Tristeza”. Foi publicado em revistas e antologias, como nos volumes de Conto e Poesia do Prêmio Off FLIP de Literatura 2021.

Fabiano Rezende Júnior (Jim Anotsu) é escritor, tradutor e roteirista de cinema, TV e publicidade. Entre outros, é autor de A batalha do Acampamonstro (Nemo, 2018), Rani e o Sino da Divisão (Gutenberg, 2014) e O serviço de entregas monstruosas (Intrínseca, 2021), livro vencedor do CCXP Awards na categoria de ficção. Foi jurado no Prêmio Jabuti 2021 e seus romances estão publicados em mais de 13 países.

04/09, domingo, das 17 às 18h: Light Novel
Henrique Zimmerer e João Lucas

Henrique Zimmerer é autor das obras “A Crônica de Eastar” Livro I, “A Crônica de Eastar “ Livro II, “San Detetive Folclórico” e “O Repetente”. Pioneiro no gênero de light novels no Brasil, aluno do Best Seller André Vianco e certificado pelo curso de escrita criativa da Metamorfose Participou em diversas antologias com contos espalhados por aí. Nasceu no interior de Minas Gerais, região fronteiriça com a Bahia, e tem na sua cultura um misto dos dois. Nerd desde sempre, amante de animes, RPG e super-heróis. Brinca de ser cosplayer quando pode.

João Lucas é tradutor e escritor. Autor de Ninja Angel Sayuri: a Lenda da Otaku, um livro brasileiro
de fantasia urbana e humor.

OFICINAS – AUDITÓRIO BATEIA:

SÁBADO E DOMINGO, 03 e 04/09:

14 às 15h: Oficina Desenho de Criaturinhas – Casa dos Quadrinhos

Na oficina os participantes irão aprender como criar personagens, criaturas e animais a partir do desenho de formas básicas, passando por dicas de construção e técnicas de design intuitivo.

Nami Vianna é quadrinista, ilustradora e professora. Mestiça sansei de brasileiro com japonesa, tem três zines independentes publicadas e adora todo tipo de desenho animado e quadrinho. Apaixonada por tudo que é fofinho, rosa e doce, de preferência tudo ao mesmo tempo.

16 às 17h: Oficina Introdução ao Roteiro- Casa dos Quadrinhos

Apresentar exemplos e práticas relacionadas às etapas de criação e desenvolvimento de uma história, à estrutura de 3 atos e aos cinco tipos mais comuns de conflitos nas histórias.

Carol Cunha é quadrinista, ilustradora, e animadora. Também é professora de Roteiro, Narrativa e História em Quadrinhos na Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos. Formada em Cinema de Animação pela UFMG em 2015, onde realizou o curta Romance Zumbi, selecionado para as mostras do Festival Anim!Arte (2015) e 2º Mostra Pajeú de Cinema (2016).

REDE LITERÁRIA NA 7ª VIRADA CULTURAL DE BELO HORIZONTE
Data e horário: 03 e 04/09, sábado e domingo, das 13 às 18h (programação diversa)
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita e sem necessidade de retirar ingressos!

03/09, sábado 13 às 18h
04/09, domingo 13 às 18h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também