Para comemorar o Dia Mundial do Rock (13/07), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a edição especial do ROCK NO METAL – CBMM NIOBIUM NB. Neste ano, o evento ocorre em dois dias, nas cidades de Belo Horizonte e Araxá, Minas Gerais. No dia 11/07, quinta-feira, o palco será o MM Gerdau, em Belo Horizonte, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade. O Museu recebe uma homenagem à vida e obra de Rita Lee, uma das maiores vozes e mentes da música brasileira, que nos deixou em 2023, com o show da banda Dolores 602, às 19h30, em apresentação gratuita para o público! No sábado, dia 13/07, o Rock no Metal – CBMM Niobium Nb desembarca na cidade de Araxá, localizada no triângulo mineiro, para uma ação inédita na cidade. O evento acontece na Fundação Cultural Calmon Barreto, na Praça Artur Bernardes, 10, Centro. Das 15 às 22h, o público poderá curtir food trucks, feirinha com artigos de rock, a instalação “Mundo Rock – Espaço Interativo”, que aproxima o rock n’ roll do universo dos metais, além de um festival de shows, com participações das bandas Seu Madruga, Dolores 602 e grande encerramento de Henrique Portugal (Skank) e Solar Big Band.
“Estamos muito felizes de, juntamente com o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, proporcionar este dia especial de lazer e cultura para a comunidade. Esta parceria traz para a cidade, pela primeira vez, o “Rock no Metal”, um projeto já consolidado em Belo Horizonte, e que em Araxá ganha o reforço especial com parceiros locais. Esperamos que a comunidade prestigie o evento e aproveite esta nova opção de cultura com familiares e amigos”, afirma Bianca Escane, coordenadora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da CBMM.
Instalação “Mundo Rock – Espaço Interativo” em Araxá/MG
A instalação “Mundo Rock – Espaço Interativo” será apresentada no dia 13/07, na cidade de Araxá. Ao longo do evento, o público poderá interagir com conteúdos que ilustram o universo da música, dos metais e como eles interagem em nosso cotidiano. A experiência será dividida em quatro estações: “Origem do Rock, Heavy Metal no mundo e no Brasil e Mulheres no Rock”; “Bandas e músicas inspiradas no mundo mineral e os metais na vida”; “Rock Star é você!” e “Foto com seu ídolo”, sendo a última um espaço para os visitantes registrarem a participação no evento. Fatos como a composição dos instrumentos e suas partes metálicas, a inspiração vinda do mundo mineral aos músicos e a própria história do rock’n’roll, alinhados com a possibilidade de ter uma experiência como “rock star” e uma foto com seu ídolo, buscam tornar o “Rock No Metal” uma experiência completa e envolvente para o visitante.
Márcia Guimarães, Diretora Executiva do MM Gerdau, destaca a origem do projeto e a importância de expansão para a nova edição, “no MM Gerdau, o Dia Mundial do Rock não é só um dia, é um estilo de vida! A gente adora essa data e queremos levar para o público que rock, geociências, metalurgia e o mundo mineral (os temas do nosso museu) têm tudo a ver! Em 2017, criamos o “Rock no Metal” e, desde então, temos uma programação especial neste período com shows, atividades culturais e ações que celebram a presença dos metais na música e no Rock n’ Roll. Em 2024, a animação está sendo ainda maior, a CBMM tornou-se nossa parceira no projeto e expandimos vamos levá-lo até Araxá, alcançando outras regiões de Minas Gerais, proporcionando um pouco do que acontece no nosso Prédio Rosa e da nossa paixão por esses dois universos incríveis! É um convite para quem gosta de rock poder aprender mais sobre os metais e viver uma experiência musical inesquecível!”, comenta.
A edição especial de 2024 do Rock no Metal – CBMM Niobium Nb é realizada pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e tem o apoio da CBMM, da Prefeitura de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto. O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, o apoio da CBMM e a parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). A entrada é gratuita, sem necessidade de retirar ingressos e sujeita à lotação do espaço.
___
PROGRAMAÇÃO BELO HORIZONTE:
LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Escadaria da entrada principal do Museu)
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, 680 – Prédio Rosa – Belo Horizonte/MG
SHOW: HOMENAGEM À RITA LEE – BANDA DOLORES 602
DATA: 11/07/2024, quinta-feira
HORA: 19h30
___
PROGRAMAÇÃO ARAXÁ/MG:
LOCAL: Fundação Cultural Calmon Barreto
ENDEREÇO: Praça Artur Bernardes, 10 – Centro – Araxá/MG
EXPERIÊNCIA: MUNDO ROCK – ESPAÇO INTERATIVO
DATA: 13/07/2024, sábado
HORA: 15 às 22h
FOOD TRUCK, BAR, FEIRINHA DO ROCK E ÁREA DE DESCANSO
DATA: 13/07/2024, sábado
HORA: 15 às 22h
SHOW: BANDA SEU MADRUGA
DATA: 13/07/2024, sábado
HORA: 18h
SHOW: BANDA DOLORES 602
DATA: 13/07/2024, sábado
HORA: 19h
SHOW: HENRIQUE PORTUGAL (SKANK) + SOLAR BIG BAND
DATA: 13/07/2024, sábado
HORA: 20h30
___
HENRIQUE PORTUGAL & SOLAR BIG BAND
Henrique é filho de músicos, aprendeu a tocar piano clássico aos cinco anos de idade, por influência do pai, também pianista. Aos 17 anos, montou sua primeira banda e, em 1987,
formou-se em Economia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em 1991, ganhou projeção nacional como tecladista da banda Skank, que se tornou uma das mais representativas bandas brasileiras, com uma discografia marcada pela venda de mais de 6 milhões de discos, entre 15 álbuns e 6 DVDs lançados. Além de sua atuação no Skank, já gravou e produziu com diversos artistas, entre eles Gilberto Gil, Herbert Vianna, Frejat, Daniela Mercury, Erasmo Carlos, Lenine, Zeca Baleiro e Sepultura. Em paralelo ao trabalho com o Skank, Henrique Portugal se envolveu com música independente por meio de um programa que foi transmitido pela Rádio UOL, Rádio Oi e Rádio Globo. Em 2019, Henrique Portugal protagonizou o “Guest Music”, no Hotel Fasano, realizando apresentações solo especiais com Leoni, Léo Jaime, Wilson Simoninha e Toni Garrido. Já em 2021, lançou sua carreira solo com a canção “Razão Para Te Amar”, em parceria com o já consagrado artista Leoni, e emendou, na sequência, “Impossível”, com Gustavo Drummond e uma releitura original e criativa de “Paixão”, sucesso de Kleiton e Kledir. Os últimos singles lançados nas plataformas digitais pelo artista foram “A Chuva” em parceria com Frejat e “Laiaraiá” com o fenomenal Marcos Valle
DOLORES 602
De Belo Horizonte (MG), a DOLORES 602 é uma banda formada por mulheres-compositoras-instrumentistas: Débora Ventura, Camila Menezes e Isabella Figueira. Com sonoridade pop e elementos do rock e da MPB, a DOLORES 602 tem 3 discos lançados e já se apresentou em importantes palcos da música independente, como os festivais Sarará-Sensacional (BH), Timbre (Uberlândia), Marreco e Balaio (Patos de Minas) e Bocadim (Brasília). Também já foi premiada em festivais pelo Brasil, com destaque para o Prêmio da Música Popular Mineira, em 2020, com o álbum “Cartografia”. Seu álbum mais recente, gravado ao vivo no Palácio das Artes, reúne artistas mineiras consagradas, como Marina Machado, Aline Calixto e Bia Ferreira. A banda também produziu ao longo de 2022 a Mostra MANA, festival onde se apresentaram diversas artistas em Belo Horizonte, promovendo e fortalecendo a produção musical feita por mulheres.
SEU MADRUGA
Fundada em 2001, a banda Seu Madruga apresenta um tributo à banda AC/DC sendo fiéis aos arranjos originais, interpretam clássicos que vão da fase Bon Scott (1º vocalista do AC/DC) à fase Brian Johnson (vocalista atual do AC/DC), sem descartar nenhum dos maiores sucessos da banda australiana. Performances contagiantes, Rock N’ Roll em alta voltagem, adrenalina do começo ao fim e o som do bom e velho AC/DC.
MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 600 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa.
Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está localizado no histórico Prédio Rosa, na Praça da Liberdade. É financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Em 2024, o MM Gerdau passou a integrar a Rota das Artes, ação do Governo de Minas que objetiva o desenvolvimento econômico e geração de empregos nas cidades da região dos Inconfidentes, abrangendo oito cidades: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.