O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em celebração ao Dia Internacional da Água, apresenta, no dia 21/03, às 19h30, a roda de conversa “Segurança Hídrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. O evento será presencial e terá as participações de Ana Paula Furtado (Engenheira da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas – PBH), Marília Melo (Secretária de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais) e Marcelo da Fonseca (Diretor do Igam-MG), e mediação de Alice Libânia (Analista Ambiental da FEAM e Superintendente de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente). A conversa irá tratar sobre legislações, normas e regras que podem orientar o futuro da “Segurança Hídrica”, termo usado para avaliar a oferta de água frente à demanda de uma parcela da sociedade, como a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A entrada é gratuita, sem necessidade de retirar ingressos e sujeito à lotação do espaço.

O Dia Internacional da Água é uma data comemorativa do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), para fomentar e marcar a importância da água tratada como recurso indispensável para a sociedade e aumentar a conscientização mundial sobre acesso e cuidados necessários com os mananciais de água doce do planeta.

Alice Libânia é Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG, possui graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – Fumec e técnica em saneamento pelo CEFET-MG. É analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, desde 2009, e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ana Paula Furtado possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003) e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Mestrado em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos- PROFAGUA – UNIFEI (2020). Engenheira concursada da Sudecap – Superintendência de Desenvolvimento da Capital, atuando na Diretoria de Gestão de Águas Urbanas da Prefeitura de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, Hidrologia, Drenagem Urbana e Gestão de Recursos Hídricos.

Marcelo da Fonseca é engenheiro Civil pelo Universidade Federal de Ouro Preto, com Mestrado em Engenharia Civil também pela UFOP e Especialização em Meio Ambiente com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos. É analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam desde 2006. Neste período, exerceu as atividades de analista ambiental, Diretor de fiscalização de recursos hídricos, atmosféricos e do solo, Superintendente de fiscalização ambiental integrada, e Subsecretário de controle, fiscalização ambiental integrada da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de Chefe de Gabinete e Diretor de Planejamento e Regulação do Igam. Atualmente é professor universitário e Diretor-Geral do Igam.

Marília Melo possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) – COPPE/UFRJ – Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é a Secretária Estadual de Meio Ambiente. Foi Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Secretária adjunta e subsecretária de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do Rio Verde.

BATE-PAPO: SEGURANÇA HÍDRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
Mediação: Alice Libânia (Analista Ambiental da FEAM e Superintendente de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente)
Participação: Ana Paula Furtado (engenheira da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas – PBH), Marília Melo (Sec. Meio Ambiente Governo de Minas Gerais) e Marcelo da Fonseca (Diretor do Igam-MG)
Data: 21/03/2024
Hora: 19h30
Acessibilidade: LIBRAS
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e transmissão ao vivo no YouTube
Endereço: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG

21/03 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Científicas; Programação

Veja também