Pensar contemporaneamente o poder dos museus  é o tema da mesa entre a professora Letícia Julião e a arquiteta Márcia Armond. Elas são convidadas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal para celebrar a 20ª Semana de Museus e o tema “O poder dos museus”. A ideia é debater  a relação entre museus e suas comunidades em uma visão descolonialista.

Márcia Andréa Armond, arquiteta e Urbanista com mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. Presidente do Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio Cultural (IDESSC). Coordenadora do Ecomuseu do Carste em Mocambeiro, Matozinhos, de 2010 a 2019. Desenvolve projetos, consultoria e ações voltados à preservação do patrimônio cultural em municípios de Minas Gerais. O Ecomuseu do Carste foi instituído pela comunidade de Mocambeiro e reconhecido por lei municipal no município de Matozinhos em 2012. Será apresentada a atuação do Ecomuseu do Carste em ações concretas de preservação, mostrando exemplos de que a comunidade pode atuar diretamente para a salvaguarda do patrimônio cultural e  natural.

Letícia Julião, Doutora em História (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne. Mestre em Ciência Política (1992) e bacharel e licenciada em História (1981 e 1983) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no curso de graduação de Museologia/Escola de Ciência da Informação e nos Programas de Pós Graduação em Ciência da Informação/UFMG, Promestre/UFMG e Museologia e Patrimônio/UFRGS. Foi coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG (2017/2021), coordenadora do Setor de Acervos Artístico da UFMG (2015-2018), diretora do Museu Histórico Abílio Barreto (1995-1996/1999-2000) e Superintendente de Museus do Estado de Minas Gerais (2007-2010). Desenvolve pesquisas sobre Museus e História, Patrimônio Cultural e Musealização, Museus e Coleções universitárias. Áreas de atuação: História, colecionismo, patrimônio e memória.

20ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS: PENSAR CONTEMPORANEAMENTE O PODER DOS MUSEUS
Data e horário: 19/04, quinta-feira, 15h
Local: YouTube do MM Gerdau

Quinta-feira, 19/05 19h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Virtual

Veja também