No mês de setembro se comemora o Setembro Azul, ou mês da visibilidade da Comunidade Surda, campanha criada para celebrar e reconhecer as conquistas desta comunidade, e também um marco de sua luta e conquista de direitos.
Setembro foi escolhido devido às diversas datas importantes para a história dos surdos:
Dia 23/09 – Dia Internacional da Língua de Sinais
Dia 26/09 – Dia Nacional do Surdo e Fundação do INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos), primeira escola para surdos do Brasil
Dia 30/09 – Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete
Como parte do movimento, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ilumina o Prédio Rosa na cor azul. Além disso, o Museu promove oficinas para crianças e adolescentes (surdos e filhos de pais e mães surdos – CODAs), no dia 30/09, sábado, ministradas por Lucas Ramon, educador surdo. Serão duas oficinas, uma de Paleontologia, de 14 às 15h, para crianças de 6 a 10 anos, e outra de Desenho de Dinossauros, de 16 às 17h, para crianças de 9 anos ou mais.
Esperamos vocês!
Data: 30/09, sábado
Hora: 14 às 15h
Ação: Oficina de Paleontologia (06 a 10 anos)
Acessibilidade: Acessível para todas as crianças surdas ou codas (filhos/as de pai e/ou mães surdos), pessoas com deficiência física e intelectual, e surdocega
Número máximo de participantes: 15 pessoas
Inscrições: 15 minutos antes do início da oficina
A Paleontologia é uma ciência que estuda os seres vivos que viveram na Terra, nas mais diversas espécies de animais, plantas e microorganismos. A oficina irá propor uma experiência sensorial, para que os participantes possam procurar e encontrar vestígios desses seres que há muitos anos estiveram em nosso planeta. Serão utilizados modelos de massinhas e réplica de fósseis e, assim como um verdadeiro Paleontólogo, as crianças poderão realizar as suas próprias descobertas.
Data: 30/09, sábado
Hora: 16 às 17h
Ação: Oficina de desenho “do Rastro ao Traço” (a partir de 09 anos)
Acessibilidade: Acessível para todas as crianças surdas ou codas (filhos/as de pai e/ou mães surdos), pessoas com deficiência física e intelectual, e surdocega
Número máximo de participantes: 15 pessoas
Inscrições: 15 minutos antes do início da oficina
Já pensou em dar vida a um fóssil? Nesta oficina iremos adentrar no mundo da paleoarte e aprender técnicas de desenhos para representar fósseis. Unindo arte e paleontologia, a oficina será ministrada pelo educador do MM Gerdau e ilustrador Lucas Ramon, e vai propor a interconexão desses campos do conhecimento e a possibilidade do visitante de relacionar com fósseis reais e criar suas próprias ilustrações.
O MM Gerdau é integrante do Circuito Liberdade, financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, o apoio da CBMM e a parceria do Governo de Minas Gerais.