O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal apresenta, em setembro de 2022, a programação “Setembro Azul no Prédio Rosa”.

A partir deste mês, o MM Gerdau apresenta uma série de atividades para promover um canal de comunicação permanente entre o Museu e a comunidade surda, além de promover a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e os sinais que abordam as temáticas exploradas no Prédio Rosa, dentre os ouvintes.

O mês de Setembro tem importância destacada para a comunidade surda pois, nos dias 10, 26 e 30/09, comemoram-se o Dia Internacional da Língua de Sinais, a criação Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a celebração dos Dias  Nacional e Internacional do Surdo, respectivamente.

A celebração destas datas é conhecida entre a comunidade surda como “Setembro Azul” e, neste ano, o MM Gerdau, localizado no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, homenageia a efeméride promovendo um encontro entre os visitantes e Lucas Ramon – educador surdo – para conversarem sobre a sua trajetória e a programação em Libras do Museu das Minas e do Metal.

O “Setembro Azul no Prédio Rosa” marca, também, a reabertura da editoria “Minuto Libras”, no Instagram, onde serão apresentadas mediações com um minuto de duração sobre os acervos do Museu e suas curiosidades, além de lançar a nova programação voltada para o público surdo e ouvinte, a partir de outubro de 2022, com visitas mediadas, oficinas, contação de histórias e jogos interativos, todos acessíveis em Libras.

PROGRAMAÇÃO:

10/09, sábado, 12h, Dia Internacional da Língua de Sinais:
Local: Instagram do MM Gerdau

Lucas Ramon apresentará, em vídeo no Instagram, no canal do MM Gerdau, a programação do “Setembro Azul no Prédio Rosa”. Você quer saber curiosidades sobre a Libras e sobre a trajetória do Lucas, como profissional e educador do MM Gerdau? Vamos divulgar uma caixa de perguntas para você interagir e enviar suas perguntas. Elas serão respondidas, ao vivo, em live programada para o dia 28/09, no YouTube do MM Gerdau.

26/09, segunda-feira, 18h, Dia Nacional do Surdo:
Local: Instagram do MM Gerdau

Publicação de fotografias, no Instagram do MM Gerdau, de Lucas Ramon em ações do Educativo, com chamada para a caixa de perguntas para o público e divulgação da live que acontecerá no dia 28/09, no YouTube do MM Gerdau.

28/09, quarta-feira, 14h, Live com o educador Lucas Ramon (Tikinho):
Local: YouTube do MM Gerdau

Vamos conversar e desmistificar ideias e dúvidas sobre a cultura surda? Respondendo perguntas feitas pelos seguidores do Instagram do MM Gerdau, convidamos Lucas Ramon, o Tikinho, para bater um papo respondendo as melhores perguntas e comentários feitos na web, sobre seu trabalho como cartunista, educador no MM Gerdau, representante da cultura surda e da Libras.

Lucas Ramon é educador surdo, cartunista, formado em Design Gráfico, autor e ilustrador de livros infantis para a Literatura Surda atuando como quadrinista e Character Design (criação e desenvolvimento de personagens). Teve o seu trabalho apresentado em diversos festivais como o Festival Internacional de Quadrinhos em vários anos, foi premiado em concurso realizado pela comissão organizadora da Surdolimpíada Nacional em 2021 e Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) para criar o mascote da competição, o Lobo-Guará.

30/09, sexta-feira, 18h, Dia Internacional do Surdo:
Local: Instagram do MM Gerdau

Vídeo convite em que Lucas Ramon convida o público para a oficina de jogos interativos acessíveis no sábado, 01/10, de 14:00h às 17:00h, e irá anunciar a nova programação quinzenal em Libras do MM Gerdau, aos sábados, ao longo do ano.

01/10, sábado, das 14 às 17h, Oficina de Jogos Interativos e Acessíveis:
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Realização de oficina de jogos interativos acessíveis, com destaque para o Jogo Librário MM Gerdau, em parceria com o coletivo Tabuleiro Acessível.

SETEMBRO AZUL NO PRÉDIO ROSA
Data e horário: 10/09, às 12h; 26/09, às 18h; 28/09, às 14h; 30/09, às 18h; e, dia 01/10, das 14 às 17h.
Local: Atividades virtuais no Instagram e YouTube do MM Gerdau e atividades presenciais no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

10/09 12h
26/09 18h
28/09 14h
30/09 18h
01/10 14 às 17h
Local:Atividades virtuais e presenciais
Tipo: Ações Educativas

Veja também