O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 10/12, sábado, a partir das 18h, a apresentação do Octeto da Orquestra de Câmara de Ouro Branco e o Coral Canarinhos de Itabirito, ambos projetos patrocinados pela Gerdau, com o espetáculo cênico-musical “Sinfonia de Natal – Cantata”.

Sinfonia é uma palavra de origem grega que significa todos os sons juntos. Povos de toda parte do mundo comemoram a festa do Natal com seus ritos, costumes, festas e claro, muita música. A voz como expressão máxima da cultura humana é a sonoridade ideal para se reunir gerações junto em uma ode às mais tenras tradições.

Pensando nisso, os Canarinhos de Itabirito juntamente com a Jovem Orquestra de Ouro Branco trazem em um só repertório o clássico e o contemporâneo, o antigo e o atual, numa verdadeira a busca por sons que refletem a magnificência do natal. O público poderá apreciar obras de Mozart, Vivaldi, Assis Valente, entre outros.

O espetáculo tem a regência e direção musical de Éric Lana e Marcos Silva-Santos e preparação vocal e direção cênica de Thays Simões.

Orquestra de Ouro Branco

Criada em 2001, a Jovem Orquestra de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. A Orquestra tem regência do maestro Marcos SilvaSantos. Desde sua fundação, o grupo realiza diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, além de se apresentar diversas vezes em Belo Horizonte.

Destacam-se projetos como o Gastrofônica, que use música e gastronomia e foi sucesso de público e crítica, o espetáculo cênico-musical Sítio do Picapau Amarelo, a apresentação em projetos sociais como na APAC de Santa Luzia, os concertos na Semana da Música e no Festival de Violoncelo de Ouro Branco, além de obras como “A Paixão Segundo São João”, de J.S. Bach,; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come, Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG.

Coral Canarinhos de Itabirito

Com 49 anos de história, o Coral Canarinhos foi fundado, no ano de 1973, pelo maestro e compositor Pe. Francisco Xavier Gomes. Hoje, a Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito está situada em uma edificação tombada pelo patrimônio histórico, datada do ano de 1772 e oferece aulas gratuitas de canto, instrumentos, musicalização e expressão corporal. Além disso, mantém oito grupos artísticos, sendo quatro grupos corais, três instrumentais e o Ópera Stúdio Canarinhos, integrados por seus alunos.

O coro principal, Canarinhos de Itabirito, é filiado à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e já percorreu 10 estados brasileiros e o Chile, ocupando os mais diversos e importantes teatros e casas de espetáculo do Brasil. A direção artística, regência e coordenação pedagógica estão a cargo do maestro Éric Lana e a preparação vocal é feita pela professora Thays Simões. A trajetória fonográfica inclui, um álbum com hinos e canções de autoria de Pe. Francisco Xavier, três DVD’s, sendo o primeiro, intitulado Viva Mozart gravado na ocasião do aniversário de 250 anos deste compositor e o segundo intitulado Paixão e Fé, ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes de Belo Horizonte, em 2007, e seu último registro o DVD Sentidos, gravado em comemoração aos 45 anos da associação.

SINFONIA DE NATAL – CANTATA
OCTETO DA ORQUESTRA DE CÂMARA DE OURO BRANCO E CORAL CANARINHOS DE ITABIRITO
Data: 10/12, sábado, às 18h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita!

10/12, sábado 18h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também