O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, entre os dias 14 a 30 de julho, o festival Tudo é Jazz!

No ano em que completa 20 anos, o festival de jazz mais antigo de Minas Gerais chega a Belo Horizonte com intensa programação gratuita, no MM Gerdau. Além das tradicionais apresentações musicais, o Museu também recebe a exposição “Tudo é Jazz”, com curadoria do fotógrafo Eduardo Trópia e o bate-papo “Tudo é Jazz convida Sempre um Papo”, com as participações de Tulio Mourão e Chico Amaral.

Considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat, o Tudo é Jazz deste ano fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do festival, o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho. Parte da programação acontece em Belo Horizonte, no MM Gerdau, entre os dias 14 e 30 de julho e a programação principal, acontece na cidade de Ouro Preto, durante o mês de agosto.

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Não é necessário retirar ingressos.

PROGRAMAÇÃO TUDO É JAZZ – BELO HORIZONTE:

EXPOSIÇÃO TUDO É JAZZ
Data e horário: 14 a 30/07, durante o horário de funcionamento do Museu (de terça a domingo, das 12 às 18h e, nas quintas-feiras, das 12 às 22h)
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Sala de Exposições Temporãrias)

Exposição fotográfica em comemoração aos 20 anos do festival Tudo é Jazz, com fotografias de Eduardo Tropia e curadoria de Guilherme Horta.

ROCK NO METAL + TUDO É JAZZ
MIDNIGHT MOCCA
Data e horário: quinta-feira, 14/07, às 19h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Com um rock gentil e ensolarado com influências do indie-rock e do alt-country, o grupo ‘Midnight Mocca’ lançou três EPs, “Where are you guys from?” (2018), “The road goes on” (2019) e “Higher ground” (2020), que colocaram a Midnight Mocca no mapa cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais, posicionando-os como parte de uma destacada cena autoral mineira que não se preocupa com amarras linguísticas e mira um público ávido por novidades que falem ao coração. Do lançamento do último trabalho, destaca-se a participação luxuosa do pianista Túlio Mourão, na faixa Soul of the Street, além da turnê nacional que contou com apresentações em algumas capitais do país além de percorrerem cidades do interior de Minas, giro que foi interrompido pela pandemia do COVID-19. No segundo semestre de 2022 a Midnight Mocca se prepara para lançar seu primeiro álbum full lenght, um disco cheio de novidades e canções inéditas que vai contar com a colaboração do guitarrista mineiro Matheus Fleming (Young Lights, Camera) e que promete explorar novas sonoridades ao estilo da banda. O disco foi gravado no estúdio Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, e contou com a produção musical do internacional Leonardo Marques (Diesel, Moons, Maglore, Bala Desejo), mesmo produtor dos demais trabalhos lançados anteriormente pela Midnight Mocca.

Midnight Mocca – Formada por Lucas Mileib (voz/violão e composições), Renato Saldanha (baixo/voz) e Pedro Flora (guitarra/voz), amigos nascidos em Divinópolis e radicados na capital mineira, a Midnight Mocca surgiu em 2017 dos encontros musicais noturnos em que os três amigos se reuniam para fazer músicas quase sempre acompanhados de um vinho, cerveja ou um cafezinho, o que deu origem ao nome da banda.

TUDO É JAZZ APRESENTA: MAGNO ALEXANDRE TRIO
Data e horário: sábado, 16/07, 16h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Nesta edição do Tudo é Jazz, Magno Alexandre se apresentará em trio em companhia de Lincoln Cheib na bateria e Stephan Kurmann no baixo, quando exibirão algumas músicas dos seus CDs autorais, Maracatuaba e Marajó, além de inéditas, como “Mr. Cheib” dedicada ao baterista Lincoln Cheib. Apresentará também novos arranjos de músicas de Tom Jobim, Mílton Nascimento e Thelonios Monk. Nesses quase trinta anos de música, Magno teve a oportunidade de se apresentar em vários festivais de jazz nacional e internacional e de trabalhar ao lado de músicos ilustres e relevantes no cenário nacional e internacional como: Nivaldo Ornelas, Marcio Montarroios ,Toninho Horta, Gerald Cleaver, Mike Eckroth, Harvey Wainapel, Paulinho Trompete, Stephan Kurmann, Mauro Senise dentre vários outros.

Magno Alexandre
é guitarrista, compositor e arranjador, natural de Belo Horizonte, Magno Alexandre iniciou seus estudos de música em 1987, influenciado por música mineira e rock elogo depois se apaixonou pelo jazz. Estudou teoria musical na antiga FUMA (hoje Universidade Estadual de Música -UEMG) e na Fundação de Educação Artística. Como instrumentista Magno é autodidata. Vencedor de prêmios de Música Instrumenta, como do BDMG de Música Instrumental e do Prêmio Marco Antônio Araújo – neste caso, como melhor CD do gênero, Magno Alexandre foi eleito como um dos melhores instrumentistas do ano de 2016.

TUDO É JAZZ APRESENTA: DUO FOZ – CONFLUÊNCIA. DESÁGUA. IMERSÃO.
Data e horário: quinta-feira, 21/07, às 18h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

O Duo Foz apresenta ao vivo o repertório do álbum “Interseção dos Mundos” (lançado em 2021 pelo selo Grão Discos de Minas Gerais). A música do Duo Foz explora a diversidade que vibrafone, percussão e guitarra podem abarcar, trazendo brasilidade a um caráter camerístico que cativa os ouvintes através de uma escuta leve e emocionante. Usufruindo da profundidade da música instrumental o Duo exalta em sua apresentação a sinergia do tocar e ouvir entre musicistas e público e convida à introspecção aliando contemplação e inquietação; arranjo e improviso; o simples e o complexo. O repertório é formado por peças de autoria dos integrantes do Duo, além de releituras de canções conhecidas da MPB. Os arranjos elaborados partem de influências da canção brasileira e da rica diversidade rítmica de suas raízes, passando pelo minimalismo de Steve Reich, pela linguagem musical de Gary Burton e pelo universo da improvisação jazzística.

O Duo: Formado por Natália Mitre (vibrafone e percussão) e PC Guimarães (guitarra), o Duo Foz estreou vencendo o 20º Prêmio BDMG Instrumental, um dos mais importantes prêmio dedicado à música instrumental no Brasil, onde receberam também o prêmio de “melhor arranjo” da edição, com sua versão de “Drão”, de Gilberto Gil. O Duo Foz lançou o álbum Interseção dos Mundos em 2021 e já se apresentou com Daniel Santiago, Léa Freire e Alexandre Andrés, que também foi produtor do álbum, junto de Natália e Guimarães. O Duo terá uma turnê pela Europa em 2022 e já se apresentou em Belo Horizonte, Salvador e em São Paulo, respectivamente no Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Arte da Bahia e no renomado programa Instrumental SESC Brasil.

Natália Mitre é mestre em performance musical pela UFMG. Se apresentou pelos EUA, Cuba, África do Sul e Portugal e foi premiada “Melhor Instrumentista” do XVIII BDMG Instrumental. Integra o grupo Arcomusical Brasil, Duo Mitre, Semreceita, Artur Andrés Ensemble e Bendito Jazz.

PC Guimarães é graduado em música pela UFMG e estudou na New School for Jazz (NY). Foi premiado “melhor arranjador” do BDMG Instrumental (2017) e finalista do prêmio como compositor em 2019. Se apresentou em Portugal e França. É arranjador e diretor musical de Octávio Cardozzo e gravou com Dibigode, Graveola entre outros.

TUDO É JAZZ APRESENTA: GABRIELA PEPINO
Data e horário: quinta-feira, 21/07, às 20h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Com dois álbuns autorais lançados (2012 e 2017), Gabriela Pepino mostra sua veia compositora, tendo participado de vários festivais Nacionais e Internacionais. Fortemente influenciada pelo Jazz, Blues e Soul music, a admiração ao Festival Tudo é Jazz vem de longa data e teve forte influência em sua carreira, haja vista que a cantora teve a oportunidade de participar do festival em outras edições. Honrando suas influências, a cantora traz ao festival um repertório que navega entre os clássicos do Jazz, as melodias do Blues e as potentes vozes da Soul Music.

Mineira de Belo Horizonte, Gabriela Pepino é cantora e compositora. Não se trata de uma voz a mais, mas sim de uma voz especial, potente, de interpretações de rara beleza, marcada pela singularidade dos timbres e de uma extensão admirável. Gabriela tem formação com a Mestra vocal Babaya, passagem pela faculdade internacional Berklee College of Music, em Boston/EUA, e diversas outras instituições da música de prestígio nacional.

TUDO É JAZZ APRESENTA: HAPPY FEET JAZZ BAND
Data e horário: sábado, 23/07, 16h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Durante as décadas de 30, 40 e 50, o mundo dançava e curtia o jazz e a música popular americana. Era o que se ouvia nos bailes, nas rádios, nos filmes, nas vitrolas e nos bares. Nomes como Louis Armstrong, Frank Sinatra, Nat King Cole, Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Duke Ellington e Louis Prima eram as grandes estrelas. Este é o estilo da banda mineira Happy Feet Jazz Band.

HAPPY FEET: Formada em 2008, a banda tem levado a energia e o clima da época a várias cidades brasileiras desde então. É composta por Thaís Moreira (vocal) Marcelo Costa (trompete e voz), Fred Natalino (piano), Yan Vasconcellos (contrabaixo) e Bo Hilbert (bateria). Com um repertório amplo, o grupo já se apresentou em diversas cidades brasileiras, nos mais importantes festivais de música.

TUDO É JAZZ CONVIDA SEMPRE UM PAPO
Data e horário: quinta-feira, 28/07, às 19h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O Festival Tudo é Jazz e o Projeto Sempre um Papo reúnem, no próximo dia 28 de julho, dois músicos de prestígio mineiro para falarem um pouco sobre seus livros.  Chico Amaral e Túlio Mourão são os convidados especiais desta edição inédita com músicos, que abordará desde procedimentos técnicos até mesmo histórias de bastidores da rica cena musical brasileira.

Túlio Mourão é pianista, compositor e arranjador. Em comemoração aos 50 anos de sua carreira, lançou o livro “Alma de Músico”, no qual contas histórias dos bastidores da carreira entre amigos e grandes nomes da MPB. Durante o evento, Túlio dividirá com o público algumas dessas memórias marcantes.

Chico Amaral é músico, compositor, letrista e autor do livro “A música de Milton Nascimento”.  O livro propõe um novo olhar a respeito das influências, ideias, descobertas e criações do compositor e cantor Milton Nascimento. Os participantes do encontro poderão conhecer um pouco mais sobre o artista Milton Nascimento, trechos de entrevistas com diversos músicos ligados a Bituca e revelações de bastidores.

FESTIVAL TUDO É JAZZ NO MM GERDAU
Data: 14 a 30 de julho
Horário: horários diversos, vide programação
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Não é necessário retirar ingressos.

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680, Funcionários – Belo Horizonte/MG)

Quinta-feira, 14/07 19h
Sábado, 16/07 16h
Quinta-feira, 21/07 18h30 e 20h
Sábado, 23/07 16h
Quinta-feira, 28/07 19h
Sábado, 30/07 Horário de funcionamento do Museu
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também