ENCONTRIMM – ENCONTRO DE COLECIONADORES MIRINS DE MINERAIS – 2025
Com programação gratuita e formato repaginado, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e a Loja Bem Mineiro apresentam nova edição do evento, criado para o fomento do colecionismo de minerais para crianças e adolescentes. A programação terá experiência imersiva e visita mediada em exposição sobre cavernas, prática em lapidação de pedras preciosas, com o apoio do SindiJoias – Ajomig, e exposição de coleções minerais.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e a Loja Bem Mineiro apresentam a nova edição do EncontriMM – Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais! No sábado, dia 01/02, das 13h às 17h, os visitantes poderão participar de oficinas e atividades relacionadas aos processos de lapidação de gemas e minerais, realizar tour virtual 3D na Gruta do Maquiné, visitar a exposição Luzes na Escuridão e interagir com jovens colecionadores, que apresentam suas coleções particulares para o público.
Além da realização do EncontriMM, o dia 01/02 também marca a ação Unidos pela sua História 2025 – Instituto Mário Penna, das 13h às 17h, no MM Gerdau, co mstand interativo e iluminação especial na fachada do Prédio Rosa. Com o mote “Quando a gente se une contra o câncer, cada história se transforma”, o Instituto Mário Penna leva essa mensagem de conscientização para diversos pontos de Belo Horizonte neste fim de semana. Em parceria com espaços icônicos da cidade, como o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a instituição reforça sua missão como maior referência no combate ao câncer em Minas Gerais, ampliando o alcance da campanha e promovendo a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
As origens do EncontriMM e sua influência na vida dos jovens colecionadores
A procura por uma nova pedrinha sempre se transforma em uma verdadeira aventura em busca do “novo”. Seja pela forma, cores, texturas ou pelo brilho, esses pequenos fragmentos de tempo, moldados pelo capricho da natureza, são importantes elementos nas brincadeiras e construções do imaginário infantil. São músicas e brincadeiras que colocam as pedras, metais e gemas preciosas em destaque. Não por acaso, o hábito de colecionar pedrinhas se tornou uma atividade comum na vida de muitas crianças.
O Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais teve sua origem com a reunião de quatro crianças, em meados de 2016, na loja Bem Mineiro, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A loja era o ponto de encontro desse grupo que, para além dos adultos, conseguia atrair o interesse de crianças que se encantavam com o universo mineral das exposições do Museu e dos produtos ali vendidos.
Integrando a programação fixa do MM Gerdau, já existia naquele tempo o Encontro de Colecionadores de Minerais, evento que reúne os principais colecionadores de Minas Gerais e do país. Com a proximidade e curiosidade das crianças, os colecionadores mais velhos começaram a apadrinhar e criar laços com os mirins.
Uma dessas crianças foi o Vitor de Carvalho Maia, 19, que logo se tornou a principal referência para os jovens colecionadores. Em 2019, no auge de seus 9, 10 anos, Vitor montou um grupo de WhatsApp com outras crianças interessadas nos encontros, tendo o Museu e a loja como principal ponto de diálogo e trocas entre elas. “Encontros como esse me motivaram, inclusive, na escolha da minha profissão. Hoje estou no curso de Geologia, na UFMG. Durante a minha trajetória, foi muito importante ter esse ambiente, de poder trocar amostras minerais, trocar conhecimento e experiências, ter a oportunidade de poder conversar com outras pessoas que tinham o mesmo interesse e, assim, alimentar essa paixão pelos minerais, que sempre foi muito importante para mim. Esses tipos de encontros, essas oportunidades são ótimas, inclusive, para o profissional que eu quero ser no futuro.”, comenta.
Não demorou para que o encontro entre os mirins fosse institucionalizado e passasse a contar com um evento próprio na grade da programação cultural e científica do MM Gerdau, em ação dedicada para o público infantil. Com o tempo, o grupo foi sendo consolidado e conta atualmente com cerca de 50 pais e responsáveis de crianças cadastradas. Desses, cerca de 25 jovens são frequentemente ativos nos encontros.
Miguel Angelo Wardini Jr é pai de Beatriz Silveira Wardini, 12, colecionadora mirim. Ele comenta sobre a interação entre os colecionadores mais velhos com os mais jovens, “achei fantástica a ideia da inclusão. Deu tão certo que os mirins passaram a ter seu dia exclusivo para exposição no Museu. Temos a oportunidade de estar com muitos amantes, colecionadores, profissionais e estudiosos de minerais no Museu e essa relação é muito rica, a curiosidade dos mirins promove um ambiente onde não só eles aprendem muito, mas também os pais e todo o público do MM Gerdau. Vejo o mundo dos minerais presente em tudo. Toda criança gosta de brincar na terra e levar pedrinhas para casa. Umas são mais curiosas e quando encontram a oportunidade se interessam pelo brilho, forma e nomes tão diferentes dos minerais.”, completa.
Este será o quinto ano seguido de realização do encontro de colecionadores mirins, agora repaginado e oficializado como “EncontriMM – Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais”. Um marco para o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, para a loja Bem Mineiro e para as crianças que construíram essa história. Assim como foi para o Vitor, que transformou sua paixão pelo colecionismo de minerais em uma escolha profissional, ao ingressar recentemente no curso de Geologia. Uma brincadeira que se tornou sua profissão!
PROGRAMAÇÃO – ENCONTRIMM 2025:
● EXPOSIÇÃO DOS COLECIONADORES MIRINS
Data e Horário: 13h às 17h
Local: Praça de Convivência
Para aproximar a criançada do universo mineral, estimular o surgimento de novos colecionadores e criar conexão com o público, a Exposição dos Colecionadores Mirins é uma troca de saberes com 20 jovens expondo suas coleções particulares de minerais.
● PRÁTICAS DE LAPIDAÇÃO COM SINDIJOIAS AJOMIG
Data e Horário: 13h às 16h
Local: Praça de Convivência
Público: Livre
Em uma rara oportunidade os participantes dessa oficina poderão conhecer a arte da lapidação e descobrir como uma gema bruta se transforma através das mãos hábeis dos lapidadores nas peças que adornam corpos, decoram e despertam o olhar humano ao belo.
● TOUR VIRTUAL NA GRUTA DO MAQUINÉ
Data e Horário: 13h às 16h
Local: Praça de Convivência
Público: Livre
Venha com o MM Gerdau, a Bem Mineiro e a Newverse conhecer de pertinho, mesmo que virtualmente, uma das cavernas mais famosas do nosso estado! A Gruta do Maquiné fica localizada no município de Cordisburgo–MG e foi apelidada de “Milmaravilhas” pelo escritor Guimarães Rosa.
● VISITA MEDIADA: EXPOSIÇÃO “LUZES NA ESCURIDÃO”
Data e Horário: 14h30 e 15h
Local: Sala de Exposições Temporárias
Público: Livre
O projeto “Luzes na Escuridão” tem o objetivo de divulgar as cavernas brasileiras para o público nacional e internacional, buscando a conscientização sobre a necessidade de conservação dos patrimônios geológicos.
LOJA BEM MINEIRO
A loja Bem Mineiro, localizada no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, é um espaço dedicado à valorização do patrimônio cultural e natural de Minas Gerais. Com uma curadoria especial, o espaço oferece uma seleção de minerais e pedras naturais que refletem a riqueza geológica do estado, além de uma ampla variedade de peças artesanais que unem tradição e autenticidade.
MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 700 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está localizado no histórico Prédio Rosa, na Praça da Liberdade. É financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Em 2024, o MM Gerdau passou a integrar a Rota das Artes, ação do Governo de Minas que objetiva o desenvolvimento econômico e geração de empregos nas cidades da região dos Inconfidentes, abrangendo oito cidades: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.
___
ENCONTRIMM – 2025 – ENCONTRO DE COLECIONADORES MIRINS DE MINERAIS
DATA: 01/02/2025
HORA: 13h às 17h
LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG