Em junho de 2024, mês em que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal participa de um marco sobre a data: a Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas de Minas Gerais (ABRAFH MG), lançará o Selo da Diversidade e concederá ao MM Gerdau a honra de ser a primeira instituição em Belo Horizonte a receber o Selo. O evento acontece no dia 27/06, quinta-feira, das 15 às 19h, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade.
O Museu será oficialmente reconhecido como organização pró-diversidade e signatário do termo de compromisso de pensar políticas afirmativas para o corpo de colaboradores LGBTI+. Além do momento solene de entrega do Selo para representantes do Museu, a ação terá palestra sobre o Turismo LGBTQIA+ em Belo Horizonte e a apresentação do Coral Ars Nova – UFMG, a partir das 19h30. Após a apresentação do coral, os visitantes e participantes da ação serão convidados a realizar uma visita mediada no Museu para conhecerem mais sobre o acervo geocientífico do MM Gerdau.
Aliança Nacional LGBTI+
E uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Teve seu registro formal em 2003, passando a atuar como uma rede em 30 de maio de 2009, inicialmente na forma de uma lista de discussão na internet. Em 2016, deu início à organização do seu trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania, em especial da comunidade LGBTI+, nos estados brasileiros através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. Para atingir seus objetivos, a Aliança Nacional LGBTI+ atua no âmbito nacional com pessoas LGBTI+ e aliadas, bem como organizações das mais diversas naturezas interessadas em apoiar a causa LGBTI+, a fim de articular os/as diversos/as atores/as interessados/as em colaborar com esta luta.