Em maio de 2023, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal integra a 21ª Semana Nacional de Museus. Neste ano, a programação acontece nos museus de todo o país, entre os dias 15 e 21 de maio, com o tema: “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. O MM Gerdau preparou atividades especiais para o seu público, que poderá participar de encontros presenciais e virtual sobre o tema proposto. As ações acontecem nos dias 11 e 18 de maio, dia em que se comemora o Dia Internacional de Museus.

Programação no MM Gerdau:

A programação terá início no dia 11/05, às 19h30, com a realização do bate-papo presencial “Lítio: o papel desse elemento na sustentabilidade energética”, e terá a participação do Professor e Doutor Luciano Andrey Montoro, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No dia 18/05, às 19h, acontece o bate-papo virtual “Energias Renováveis: o uso em edifícios museais e o panorama da energia solar no Brasil”, no Youtube do MM Gerdau. A conversa terá a participação do Professor Manuel Cardoso Furtado Mendes, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal) e do engenheiro Lucas Faria.

Para fechar a programação, o Museu recebe nova apresentação do Ars Nova-Coral UFMG, com o concerto “1 Banquinho, 1 Violão e 22 Vozes – Músicas para Violão e Coro”. A apresentação acontece no dia 18/05, às 19h30, na Praça de Convivência do MM Gerdau.

A 21ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o tema proposto para 2023 é do Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A ação tem como objetivo ressaltar a importância e o significado dos museus e do seu papel pela contribuição do bem-estar, bem-viver e pelo desenvolvimento sustentável das comunidades, como espaços dedicados à promoção da consciência e fortalecimento do papel cidadão.

PROGRAMAÇÃO:

ENCONTRO PRESENCIAL
Lítio: o papel desse elemento na sustentabilidade energética
Data: 11/05
Horário: 19h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Participação: Prof. Luciano Andrey Montoro – Departamento de Química UFMG

Nas últimas décadas, o lítio vem ganhando enorme importância devido às suas aplicações na armazenagem de energia. Durante esse período, alguns autores e especialistas já atribuíram ao lítio a alcunha de “ouro branco” e especulam o surgimento de uma “sociedade do lítio”, devido ao papel essencial desse elemento na sustentabilidade energética da sociedade moderna.

Na palestra presencial que celebra a 21ª Semana de Museus, será feita uma breve revisão histórica sobre o lítio, suas propriedades e aplicações, principalmente em baterias recarregáveis, além de uma análise da importância desse elemento para estado de Minas Gerais e do seu estado atual de exploração em reservas minerais na região do Vale do Jequitinhonha. Finalmente, será feito um panorama crítico sobre o papel do lítio frente à outras tecnologias energéticas para um processo de descarbonização, principalmente direcionadas ao setor de mobilidade.

Luciano Andrey Montoro é professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2014. Atuou, anteriormente, como pesquisador no CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Atua há mais de 20 anos desenvolvendo pesquisa na área de materiais e dispositivos para armazenagem de energia, principalmente baterias de íons lítio.

ENCONTRO VIRTUAL:
Energias Renováveis: o uso em edifícios museais e o panorama da energia solar no Brasil

Data: 18/05
Horário: 19h
Local: YouTube do MM Gerdau
Participação: Prof. Manuel Cardoso Furtado Mendes – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal) e o engenheiro Lucas Faria

Bate-papo sobre como as energias renováveis e suas aplicações podem auxiliar equipamentos culturais a serem responsáveis no âmbito da Sustentabilidade Ambiental, além de apresentar um panorama sobre a atual situação da energia solar no Brasil.  Com Manuel Cardoso Furtado Mendes, professor e doutor em Museologia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Lucas Faria, engenheiro mecânico, mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFMG.

Manuel Cardoso Furtado Mendes é Doutor em Museologia (ULHT), é professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atua nas áreas de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Civil e Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais. Dentre outros temas nas áreas científica, tecnológica e artístico-cultural, dedica-se à pesquisa em Sustentabilidade Ambiental e Sociomuseologia.

Lucas Faria possui graduação em Engenharia Mecânica (Ênfase em Mecatrônica) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente atua como professor Titular I do ensino superior no Centro Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia térmica solar, mecânica dos fluidos, termodinâmica, transferência de calor e massa, otimização e modelagem matemática.

CONCERTO:
Ars Nova-Coral da UFMG apresenta: “1 Banquinho, 1 Violão e 22 Vozes – Música para Violão, Coro e Violoão e Coro”
Data: 18/05
Horário: 19h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

No Dia Internacional dos Museus, 18/05, o Ars Nova-Coral da UFMG convida o violonista Celso Faria para apresentar no “1 banquinho, 1 violão e 22 vozes – músicas para violão, coro e violão e coro”. Na primeira parte do concerto, Celso Faria apresentará obras para violão solo e, no segundo momento, o Ars Nova cantará seu repertório à capela. Para finalizar com chave de ouro, coro e violão se unem com o propósito de interpretar 7 poemas de Federico García Lorca, musicados magistralmente por Mario Castelnuovo-Tedesco em 1951 e organizados como Romancero Gitano, para coro e violão, opus 152.

O tema da 21ª Semana de Museus, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é Sustentabilidade e Bem-estar. A ideia é que os museus reflitam sobre ações climáticas e vida na Terra, além de saúde e bem-estar global, sobretudo após o período de isolamento causado pela pandemia. Nesse sentido, o MM Gerdau convidou o Coral Ars Nova para trazer música no Dia Internacional dos Museus, celebrando a data com o público e enaltecendo o papel das artes em nossa vida.

21ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
– 11/05, 19h30 – Lítio: o metal aliado à Sustentabilidade
(Encontro Presencial – MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal)

– 18/05, 19h – Energias Renováveis: o uso em edifícios museais e o panorama da energia solar no Brasil
(Encontro Virtual – YouTube do MM Gerdau)

– 18/05, 19h30 – Ars Nova-Coral da UFMG apresenta: 1 Banquinho, 1 Violão e 22 Vozes – Músicas para Violão, Coro e Violão e Coro, com a participação especial de Celso Faria (Apresentação no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal)

Participe! Entrada gratuita.

11/05, quinta-feira 19h30
18/05, quinta-feira 19h
18/05, quinta-feira 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Híbridas

Veja também