Em comemoração ao Dia Nacional do Aço, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe um bate-papo especial com parte dos artistas selecionados pelo Edital Arte em Aço – Gerdau. Participarão da conversa João Diniz e Bel Diniz, Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques e Sérgio Machado, que irão dialogar com o público sobre os processos criativos e artísticos utilizando o aço como matéria-prima. Excepcionalmente neste dia especial o Museu abre suas portas das 10 às 22h, funcionando em horário estendido.

Edital Arte em Aço – Gerdau

Com o objetivo de valorizar a cultura mineira e convocar artistas para criarem arte usando o aço, o Edital Arte em Aço Gerdau foi lançado em 2021. Foram 98 inscrições recebidas para essa iniciativa que reforça os laços da Gerdau com Minas Gerais, especialmente nos municípios mineiros em que está presente.

O edital selecionou e patrocinou nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$265 mil, em recursos próprios e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O edital teve o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural do Estado, além da importância de Minas Gerais para a trajetória da empresa que é hoje a maior produtora de aços longos do Brasil.

As sete propostas foram selecionadas por meio de votação popular e foram instaladas em espaços públicos de amplo acesso e visibilidade, como museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias, além de Belo Horizonte.

Os projetos selecionados foram produzidos pelos artistas Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques, Ricardo Cristofaro, Hamilton Ferreira, Bel Diniz, João Diniz e Sérgio Machado. As propostas foram escolhidas por uma comissão curatorial formada por especialistas e profissionais de extenso conhecimento sobre a temática da iniciativa.

Bel Diniz é arquiteta formada e atuante em Belo Horizonte, Brasil, com projetos cenográficos e coordenação de montagem para eventos, bem como direção de arte e cenário para editoriais de moda. Atua também como fotógrafa com foco em arquitetura, interiores, moda e produtos. Foi sócia do escritório Fósforo Cenografia entre 2012 e 2015, onde colaborou com projetos de arquitetura, cenografia, expografia e direção de arte. Em parceria com João Diniz, Bel já realizou, entre projetos residenciais e comerciais, a instalação multisensorial e imersível “Cuboesia” (2019), a obra “Poéticas Leituras” (2021) apresentada neste livro, e as de arte pública “Versilindro” (2023), em duas cidades brasileiras.

Giovani Fantauzzi se dedica há mais de 50 anos a criar obras em versões únicas, desde que entrou na Escola Guignard, tendo como mestres José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro. Uma das principais características de Giovani Fantauzzi é trabalhar, exclusivamente, com aço oxidado, priorizando esculturas de médio e grande porte. Fantauzzi também exerce a função de professor, sendo um dos mestres na Escola Guignard. Em 2023, inaugurou duas que estão implantadas em caráter permanente em Belo Horizonte, no Jardim do Palácio da Liberdade e em Divinópolis, MG, no Complexo Gravatá. As obras foram concebidas a partir de inúmeros tubos de aço que, aparentemente, brotam do chão e desenham o espaço, geometricamente, formando um conjunto perfeito.

Guilherme Marques nasceu, e tem seu ateliê, em Cristiano Otoni, MG. Formou-se em Artes Visuais pela UFMG em 2009, especializando-se em escultura. Desenvolve trabalhos de escultura figurativa e desenho. Em 2014 e 2015, participou como artista membro e expositor do circuito de ateliês abertos “Whiteknights Studio Trail” em Reading, Inglaterra. Outras exposições coletivas incluem a “Parallax Art Fair”, uma feira de arte internacional que foi exibida em Londres, em julho de 2015. Em 2017 desenhou e executou a obra em aço do Coreto da cidade de Cristiano Otoni. Em 2019, para a PUC MG, fez em bronze a escultura de Nossa Senhora Educadora. Em Julho de 2022 inaugurou o monumento de 2 toneladas em bronze, a “Pietà das Gerais”, na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte.

João Diniz é arquiteto e tem o seu escritório de projetos ativo em Belo Horizonte, onde reside e realiza projetos nas áreas de habitação, edifícios comerciais e institucionais, espaços públicos, urbanismo, cenografia e design. No sentido de ampliar sua ação profissional, propôs o conceito da ‘transArquitetura’, ou ‘arquitetura expandida’, executando propostas nas áreas das artes visuais, literatura, música e performance, onde já publicou livros, discos e DVDs. Algumas dessas atividades interdisciplinares são assinadas como Pterodata, uma entidade colaborativa que criou, e que conta com a participação de autores de diversas áreas. João também se dedica ao ensino de arquitetura, sendo professor universitário e palestrante em várias instituições no Brasil e no exterior.

Sérgio Machado relata que já nasceu artista e deu as primeiras pinceladas ainda na infância, de forma autodidata. Estudou na Escola Guignard, tendo aulas com nomes como Amilcar de Castro. Desenvolveu uma arte que investiga o concreto, por meio da interação entre desenho e objeto. Já esteve em exposições em todo o país e participou de diversas coletivas e feiras internacionais. Atualmente, vive e trabalha em Belo Horizonte.

INSPIRAÇÃO E ARTE EM AÇO – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CELEBRAR O DIA DO AÇO NO MM GERDAU
DATA: 09/04/2024, terça-feira
HORA: 19h30
LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (PRESENCIAL)
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
ACESSIBILIDADE: Libras

09/04/2024 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também