MM Gerdau recebe painéis de grafitti produzidos por aprendizes do B-EPIC, programa de inclusão produtiva promovido pela Gerdau e a FDC
Exposição gratuita aberta ao público segue até o dia 31 de agosto e celebra o início da segunda turma do programa
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, até o dia 31 de agosto, a exposição de 10 painéis de arte em grafite, produzidos por jovens aprendizes do B-EPIC (Brazil Enterprise Productivity & Inclusion Club). Promovido pela Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o programa tem como objetivo impulsionar a inclusão produtiva de jovens e fortalecer a produtividade empresarial.
As obras produzidas pelos aprendizes retratam a narrativa do passado, presente e futuro sob a ótica da juventude, estimulando a criatividade, o autoconhecimento e o trabalho em equipe. A mostra é gratuita e aberta ao público. As peças foram produzidas durante uma oficina de grafite conduzida pelo coordenador do projeto TAG – Transformação Através do Graffiti, Frederico Maciel, durante o evento de integração dos aprendizes, realizado no Campus Aloysio Faria da FDC, em Nova Lima.
O Programa B-EPIC oferece um conjunto de atividades que unem desenvolvimento profissional, capacitação técnica e o aprimoramento das habilidades socioemocionais dos estudantes, além de promover ações exclusivas para supervisores, preparando-os para o papel de mentoria e para a liderança de equipes multigeracionais. Em sua segunda edição, a iniciativa recebe 56 estudantes e 37 mentores, reforçando seu compromisso em formar novas lideranças e estimular a criatividade e a expressão artística como parte do aprendizado.
Exposição de Graffitti alunos B-EPIC (Projeto TAG – Transformação Através do Graffiti)
Data: até 31 de agosto
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, número 680, Prédio Rosa
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com 48 anos de excelência, reconhecida entre as 10 melhores do mundo nos rankings de Educação Executiva do Financial Times 2025 — 4ª colocada em Programas Abertos (1º lugar em cinco critérios dessa categoria) e 8ª em Programas Customizados. Oferece soluções de desenvolvimento, preparando líderes para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras para pessoas, organizações de médio e grande porte, públicas e privadas, e a sociedade. Com uma abordagem única, integra rigor científico à aplicabilidade, inteligência à afetividade e desempenho ao progresso social. Em 2024, mais de 20 mil participantes foram certificados pela FDC. Além de sua atuação na educação executiva e acadêmica, a FDC também investe no desenvolvimento social, apoiando jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais. A instituição conta com um robusto programa de bolsas de estudo, consolidando suas ações no âmbito da educação social. O portal Seja Relevante amplia ainda mais essa capilaridade, ao democratizar o acesso a conteúdos sobre gestão, negócios, impacto social e carreira.