O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 29 de maio, às 19h30, o lançamento do livro “Nova Lorena Diamantina: História e Memória de Cedro do Abaeté”, escrito por Pedro Henrique de Almeida Andrade.
A exploração de diamantes nos sertões dos rios Indaiá e Abaeté, em Minas Gerais, revelou algumas das maiores pedras preciosas já encontradas no Brasil. Este livro apresenta um estudo inédito sobre o Diamante do Abaeté, a maior amostra encontrada nas Américas até o momento de sua descoberta, em 1792, entre outros exemplares notáveis.
Algumas dessas gemas permaneceram em sua forma bruta por mais de 200 anos, apropriadas pelo Tesouro Real português, o que evidencia a relevância da região para a mineração colonial. Além das riquezas minerais, a pesquisa aponta a surpreendente sobrevivência dos roteiros sertanistas do século XVIII, que ainda foram utilizados por garimpeiros até a década de 1970.
A obra investiga a complexa rede de exploração diamantífera colonial, marcada pelo controle estatal, corrupção, extravio e resistência dos garimpeiros, revelando como a tradição extrativista moldou a cultura e a identidade da região.
Baseado em documentos inéditos e análises historiográficas, o livro apresenta aspectos pouco explorados de uma das grandes regiões negligenciadas pelos estudos sobre a mineração de diamantes no país.
___
Pedro Henrique de Almeida Andrade é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coautor de “É Tempo de Ética: Aspectos Médicos e Jurídicos”, publicado pela Pius Edições em 2024, e possui artigos publicados nas áreas de geriatria, ética médica e medicina do esporte.
___
LANÇAMENTO DE LIVRO: “NOVA LORENA DIAMANTINA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE CEDRO DO ABAETÉ”
DATA: 29/05/2025
HORA: 19h30
LOCAL: MM Gerdau – Museu Das Minas e do Metal
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG