O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou uma programação virtual especial para a Semana da Criança. Acompanhe as redes sociais do Museu e participe!

Museu é lugar de brincar – Semana da Criança – 12 a 14/10

Dia 12/10, no YouTube do MM Gerdau
Encenações – Cinco Pedrinhas

“Aqui, cê tem um tempo prum cafézin?” Então, senta aqui e deixa a gente te contar uma história: duas hematitas já conhecidas, que rolaram lá do interior de Minas para espaços do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, retornam após permanecer hermeticamente fechadas pela pandemia. Um pouco entediadas, essas pedrinhas nos fazem um convite muito especial: vocês querem brincar com elas? Utilizando de tecnologias inovadoras, elas aguardam atentamente as sugestões de vocês!

Cinco Pedrinhas” é o novo esquete do grupo Coisa de Jerico, realizado em formato digital devido ao momento pandêmico. Portanto, será apresentado no formato de pequeno vídeo, com cerca de 2 a 3 min de duração, que ficará disponível em nossas redes sociais. Este esquete faz parte do projeto Encenações, criado em 2014, e responsável por realizar esquetes produzidos e encenados pela equipe do Educativo. O projeto, em 2016, ganhou novos contornos ao ser incorporado ao grupo de estudos sobre teatralizada do setor – Coisa de Jerico, que dedica-se à pesquisas de mediações teatralizadas em espaços museais, capacitação de educadores, propostas de intervenções em visitas mediadas e contações de histórias.


Dia 13/10, no site do MM Gerdau

e-ducativo ateliê científico: brincadeiras na infância

No mês de outubro e na Semana da Criança, o Educativo vai trazer a importância do brincar na infância. Esta edição do e-ducativo ateliê científico de outubro será inspirado no jogo das “cinco pedrinhas”. Os educadores irão abordar a importância das brincadeiras e do brincar na formação dos sujeitos. Entendendo que o lúdico quando presente nos processos didático-pedagógicos, de crianças e adultos, provoca uma aprendizagem significativa e prazerosa, na qual o sentir e o experienciar são elementos inerentes aos processos educativos.

Comprometidos com a divulgação e popularização da ciência, um dos objetivos do Educativo do MM Gerdau é identificar interfaces entre os diversos conteúdos museais e escolares e construir relações de parceria com os diferentes agentes educacionais. Diante desse desafio, desenvolvemos o “e-ducativo”, material teórico, criado a partir de atividades propostas pelo Educativo, que pode ser baixado, impresso e explorado! Material didático-pedagógico para alunos, professores e todos aqueles que desejam aventurar-se, em suas próprias casas, pelo mundo da ciência.


Visita Virtual Mediada ao vivo – O Trem das Minas

14/10, às 19 horas, no YouTube do MM Gerdau
(acessível em Libras)

Piuííí!!!!! Atenção passageiros! Última chamada para O trem das Minas! Estejam com as suas passagens em mãos e tenham uma incrível, magnífica, excelente viagem!

De mala e cuia, convidamos os visitantes a embarcarem nessa viagem que atravessa montanhas, rios e cidades. Despertando o olhar para as pedras, pessoas e suas histórias. Cada paisagem percorrida por esta LoooucoMotiva abrirá caminhos para novas experiências e descobertas, uma aventura fora dos trilhos! Estão preparados?

12/10 a 14/10/2021 Diversos
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Ações on-line

Veja também