Em nova parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 22/06, quinta-feira, a “Ocupação CPRM – Conservação da Geodiversidade”. A ação acontece no dia do aniversário de 13 anos do MM Gerdau e terá na programação bate-papo e ocupação científica. A conversa “Levantamento da Geodiversidade do Brasil: a experiência do SGB-CPRM e novas aplicações direcionadas ao Fomento ao Geoturismo” será apresentada pelo geógrafo Marcelo Eduardo Dantas e vai levar ao público o acúmulo de produção técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em matéria de Geologia Ambiental, aplicada ao Planejamento Territorial ao longo dos últimos 15 anos. Um estande será montado e terá  apresentações sobre temas que envolvem a geopreservação, riscos geológicos e geociências.

O método de análise empregado na produçãotécnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entretanto, difere de outros institutos de pesquisa, pois está calcado na análise integrada do meio físico em base multidisciplinar. Neste contexto, é utilizado o embasamento teórico-conceitual e metodológico dos estudos de Geodiversidade, com ênfase em uma compartimentação geológico-geomorfológica dos terrenos acoplada de uma avaliação dos múltiplos usos do território. Daí sua originalidade e a contribuição singular que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) tem conferido aos estudos de gestão ambiental e planejamento territorial no Brasil.

A abordagem da Geodiversidade permite a identificação das características do meio físico de forma a indicar as potencialidades e limitações de cada terreno em relação aos seguintes aspectos: parâmetros geológico-geotécnicos para obras civis, recursos hídricos, recursos minerais, agricultura e geoturismo / patrimônio geológico. Estas premissas serviram de base para o desenvolvimento do mapeamento da Geodiversidade e para fornecer aos diversos segmentos sociais uma tradução do conhecimento geológico e científico, promovendo um melhor e mais racional uso do território.

Recentemente, este instrumental teórico-metodológico da Geodiversidade tem sido utilizado para uma nova frente de atuação: o Programa Fomento ao Geoturismo. O foco de atuação deste programa são as Unidades de Conservação gerenciadas pelo ICM-BIO e o mesmo almeja, por meio de uma parceria institucional, fomentar a atividade turística nos Parques Nacionais por meio da pesquisa e difusão do conhecimento geocientífico e a interrelação entre Geodiversidade e Biodiversidade. Tais objetivos deverão ser alcançados por meio de pesquisas in loco e elaboração de cursos de interpretação ambiental voltados para todos os profissionais que trabalham no setor de Turismo. A resultante final desta ação é a promoção do desenvolvimento local sustentável com base no geoturismo, com geração de emprego e renda para as comunidades no entorno dos Parques Nacionais. A primeira ação deste projeto em Minas Gerais é o Parque Nacional da Serra da Canastra.

Marcelo Eduardo Dantas é graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com os títulos de licenciado em Geografia e Geógrafo. Mestre em Geomorfologia e Geoecologia pela UFRJ. Nesse período, integrou a equipe de pesquisadores do Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO/UFRJ), tendo atuado na investigação de temas como: Controles Litoestruturais na Evolução do Relevo; Sedimentação Fluvial; Impacto das Atividades Humanas sobre as Paisagens Naturais no Médio Vale do Rio Paraíba do Sul. Em 1997, ingressou na CPRM/SGB, atuando como geomorfólogo até o presente.

Desenvolveu atividades profissionais em projetos na área de Geomorfologia, Diagnósticos Geoambientais, Zoneamentos Ecológico-Econômicos e Mapeamentos da Geodiversidade e de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações, em atuação integrada com a equipe de geólogos do Programa GATE/CPRM. Dentre os trabalhos mais relevantes, destacam-se: Mapa Geomorfológico e Diagnóstico Geoambiental do Estado do Rio de Janeiro; Mapa Geomorfológico do ZEE RIDE Brasília; Estudo Geomorfológico Aplicado à Recomposição Ambiental da Bacia Carbonífera de Criciúma; Análise da Morfodinâmica Fluvial Aplicada ao Estudo de Implantação das UHEs de Santo Antônio e Jirau (Rio Madeira-Rondônia). Atuou entre os anos de 2002 e 2010, como professor-assistente do curso de Geografia/UNISUAM. Desde 2010, é coordenador nacional de Geomorfologia do Projeto Geodiversidade do Brasil (CPRM/SGB).

Desde 2013, é coordenador nacional de Geomorfologia do Projeto Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações (CPRM/SGB). Associado efetivo da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) desde 2007. Entre 2017 e 2023, foi coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/ CPRM). Atualmente, é Assistente do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/ CPRM).

OCUPAÇÃO CPRM – CONSERVAÇÃO DA GEODIVERSIDADE
Bate-Papo: “Levantamento da Geodiversidade do Brasil: a experiência do SGB-CPRM e novas aplicações direcionadas ao Fomento ao Geoturismo”
Participante: Marcelo Dantas
Data: 22/06
Horário: 13 às 21h, bate-papo às 19h
Local: Praça de Convivência do MM Gerdau
Endereço: Prédio Rosa, na Praça da Liberdade – nº 680, Funcionários – Belo Horizonte/MG

22/06, quinta-feira Ocupação CPRM - 13 às 21h / Bate-papo - 19h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também