O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em parceria com o Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, apresentam o bate-papo online “Patrimônio Geológico e Geoparques”, no dia 14 de agosto às 19h30.

Geoparques são áreas que reúnem patrimônios geológicos, fósseis e minerais de relevância científica, educativa e turística, visando preservar a história registrada nas formações da Terra. A Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra, de 1991, estabelece que, embora a humanidade já tenha desenvolvido formas de proteger sua memória cultural e seu patrimônio natural, é necessário reconhecer e conservar também a memória geológica, o registro do passado da Terra, como patrimônio essencial para compreender a evolução do planeta e sua relação com a sociedade.

Neste encontro, o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, um dos responsáveis pelo primeiro Geoparque Mundial da UNESCO em Minas Gerais, apresentará conceitos de Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques, destacando a importância da gestão e preservação dessas áreas que abrigam um acervo significativo do patrimônio geológico e paleontológico do estado.

Luiz Carlos Borges Ribeiro é geólogo graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1985 e doutor em Geoparques pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou com geologia do petróleo e pesquisa de ouro, coordenando projetos no sul de Minas Gerais pela estatal METAMIG. Foi diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e do Museu dos Dinossauros da UFTM por 22 anos, além de ter lecionado por 14 anos na Faculdade de Educação de Uberaba (FEU), Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Idealizou o Uberaba Geoparque Mundial da UNESCO, iniciando o projeto em 2010, e é membro efetivo da Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia, representando Minas Gerais. É fundador da GEOPAC Consultoria Ambiental Ltda, onde atua há 20 anos como consultor nas áreas de Geologia, Paleontologia, Geomorfologia e Espeleologia. É membro ativo das Sociedades Brasileiras de Paleontologia, Espeleologia, Geologia e da Associação Brasileira de Proteção do Patrimônio Geológico. Atualmente é geólogo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (UFTM).

Em reconhecimento ao seu trabalho, empresta seu nome ao maior dinossauro já registrado no Brasil, o Uberabatitan ribeiroi, com impressionantes 28 metros de comprimento por 14 metros de altura, considerado o maior animal que já caminhou por terras brasileiras desde a formação do planeta.

PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E GEOPARQUES
DATA: 14/08/2025
HORA: 19h30
LOCAL: YOUTUBE DO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

14/08/2025 19h30
Local:YouTube do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Científicas; Programação

Veja também