Dia 01 de novembro de 2025, sábado, de 10h às 16h, acontece a mais nova edição do “Se Essa Rua Fosse Nossa”!
O “Se Essa Rua Fosse Nossa”, projeto idealizado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, chega em sua oitava edição no ano de 2025. No sábado, dia 01 de novembro de 2025, entre 10h e 16h, crianças e familiares poderão aprender e se divertir com uma série de ações educativas realizadas na Alameda da Educação, rua em frente ao Prédio Rosa, casa do MM Gerdau, na Praça da Liberdade. Neste ano, o projeto é realizado novamente com outros parceiros institucionais, como o Palácio da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura, a Casa dos Quadrinhos – Escola de Artes Visuais e Espaço Cultural, integrantes do Circuito Liberdade, e a PUC Minas Lourdes, o Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE), o Instituto Mário Penna e a ONG Bicho Loko.
O público poderá participar de uma série de ações e atividades incluindo oficina de mapa afetivo, imersão virtual em gruta 3D na Gruta do Maquiné, oficina de desenho e criação de personagens para histórias em quadrinhos, oficina de teatro lambe-lambe, oficina lúdica sobre parasitoses, testes de jogos digitais brasileiros, feira de adoção de cães, campanha de conscientização sobre o Novembro Azul e muito mais. Cada equipamento vai oferecer sua própria programação, integrando os temas e concentrando as ações na Alameda da Educação, por meio de atividades totalmente gratuitas.
Criado em 2018, a partir de uma oficina para crianças de 02 a 06 anos, o “Se Essa Rua Fosse Nossa” criou um ambiente lúdico, permeado de canções de roda e brincadeiras populares, onde crianças e adultos foram levados a refletir sobre a maneira que ocupamos as ruas da cidade ao longo do tempo. Assim, a Alameda da Educação foi apropriada pelo brincar, com abordagens de culturas urbanas, valores humanos e conceito de qualidade de vida. Ao todo, somamos, este ano, 08 edições na Praça da Liberdade, em frente ao MM Gerdau.
Paola Oliveira, Gerente de Relacionamento Institucional do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, destaca o objetivo do projeto: “Buscamos com o ‘Se Essa Rua Fosse Nossa’ a ocupação do espaço público com atividades culturais, científicas e de lazer para a população de Belo Horizonte e os turistas que visitam o Circuito e a Praça da Liberdade. Tentamos fazer um resgate de um tempo em que ocupávamos as ruas para brincadeiras e atividades ao ar livre, promovendo a interação e o convívio intergeracional. É um convite que fazemos para crianças e familiares poderem vir brincar conosco, oportunizando que a população também conheça um pouco mais das atividades dos parceiros e vizinhos envolvidos, afinal de contas, se a rua fosse nossa, como diz o nome do projeto, ela seria plural, democrática, recheada de atividades diversas que celebram a cultura e a natureza de cada equipamento que soma nesta ação”, completa.
___
PROGRAMAÇÃO:
MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
OFICINA ARGILIZA
HORA: 10h, 12h e 14h30
A argila tem sido usada pelo homem ao longo da história para muitas finalidades. Vamos descobrir algumas delas e de onde vem esse material, criando nosso próprio artesanato com criatividade e diversão.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: DJALMINHA E OS SEGREDOS DO FUNDO DO MAR
HORA: 11h, 13h, 14h e 15h30
Nesta eletrizante aventura, nosso destemido Djalminha desvenda os mistérios do mar ao lado de seu avô Djalma, Theo e de sua amiga Marie, viajando por ilhas, explorando o fundo do oceano e descobrindo segredos revelados por um vulcão.
___
PALÁCIO DA LIBERDADE
OFICINA DE MAPA AFETIVO – MINHA HISTÓRIA NA CIDADE
HORA: 10h às 11h
A oficina convida os participantes a construir mapas afetivos por meio de colagens com formas geométricas, inspirando-se em lembranças, experiências e referências do cotidiano. A proposta utiliza a metodologia da cartografia afetiva para articular afeto, memória e território, estimulando o sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio cultural. A atividade busca transformar memórias individuais em narrativas coletivas, aproximando os participantes da trajetória pessoal e da história do lugar em que vivem. Além disso, promove a integração entre pais e filhos, incentivando o compartilhamento de experiências e memórias em um processo colaborativo e afetivo.
___
OPILIÃO – GRUPO DE ESTUDOS ESPELEOLÓGICOS (OGrEE)
IMERSÃO VIRTUAL 3D – GRUTA DO MAQUINÉ
HORA: 10h às 16h
Experiência de imersão virtual em uma das cavernas mais importantes do Brasil – a gruta do Maquiné. Com óculos 3D, livros e muita imaginação, os visitantes poderão se sentir numa caverna de verdade!
___
CASA DOS QUADRINHOS – ESCOLA DE ARTES VISUAIS E ESPAÇO CULTURAL
OFICINA DE DESENHO E CRIAÇÃO DE PERSONAGEM
HORA: 14h às 15h | 16h às 17h
INFORMAÇÕES: 20 vagas por turma
As crianças aprenderão as técnicas básicas de desenho com uso de formas geométricas simples e desenvolverá um personagem criando sua aparência, sua personalidade, vestimenta e jeito de agir (20 vagas por turma);
___
CASA FIAT DE CULTURA
OFICINA DE TEATRO DE REALIDADES IMAGINADAS
HORA: 10h30 e 15h
Uma proposta de oficinas interativas que busca resgatar a linguagem cênica popular do teatro lambe-lambe, que é parte do patrimônio imaterial de Belo Horizonte, por meio de práticas criativas e acessíveis para o público infantil e familiar. As oficinas propõem a criação de pequenas narrativas poéticas através da criação de autômatos com mecanismos simples e efeitos visuais, como passarinhos voadores, bonecos articulados e cenários pop-up. A iniciativa também dialoga com a obra da artista Niki de Saint Phalle, em exposição na Casa Fiat de Cultura, ao explorar o movimento e a ludicidade como forma de expressão.
___
PUC MINAS LOURDES
OFICINA SOBRE PARASITOSES
HORA: 10h às 12h
As atividades contemplam criação de histórias em quadrinhos, montagem de um jogo da memória com diferentes parasitas, confecção de modelos de parasitas com massinha de modelar, colagem e atividades de colorir. O objetivo é apresentar, de forma dinâmica, interativa e lúdica, informações sobre os riscos de contaminação e as medidas de profilaxia das principais parasitoses.
GAME-TEST DE JOGOS DIGITAIS
HORA: 10h às 12h
Durante o evento, alunos do curso de Jogos Digitais da PUC MG irão disponibilizar jogos criados por eles para testes. Essa ação ajuda na criação de jogos cada vez mais divertidos.
OFICINAS DE TRANÇA DE CABELO, DESENHO E PINTURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
HORA: 10h às 16h
Oficinas de trança de cabelo, desenho, pintura e contação de histórias, alunos do curso Psicologia da PUC Minas irão animar a criançada com atividades diversas e lúdicas!
___
INSTITUTO MÁRIO PENNA
NOVEMBRO AZUL INSTITUTO MÁRIO PENNA
HORA: 11h
Ativação com carrinho de pipoca, com distribuição em embalagem personalizada da campanha de Novembro Azul para crianças e pais presentes, além do stand institucional da campanha. O Instituto Mário Penna é referência no tratamento oncológico em Minas Gerais, sendo responsável por milhares de atendimentos anuais a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Fundada há mais de 50 anos, a instituição atua com excelência e humanização no cuidado ao câncer, oferecendo diagnóstico, tratamento e acompanhamento multiprofissional em suas unidades: Hospital Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Núcleo de Ensino e Pesquisa e Núcleo de Especialidades Oncológicas.
___
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO ANIMAL BICHO LOKO
FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES COM A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO ANIMAL BICHO LOKO
HORA: 13h às 16h
A Associação de Proteção Animal Bicho Loko participa do Se Essa Rua Fosse Nossa com uma feira de adoção responsável de cães resgatados. Para adotar, é necessário ter mais de 21 anos, apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Além disso, a Bicho Loko promove uma campanha de conscientização e divulga seus trabalhos de proteção, resgate e cuidado com animais em situação de vulnerabilidade atendidos pelo projeto.
___
SE ESSA RUA FOSSE NOSSA
DATA: 01/11/2025, sábado
HORA: 10h às 17h
LOCAL: Alameda da Educação (rua em frente ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade – nº680)