Você sabia que Brian May, do Queen, Greg Graffin, do Bad Religion, Dexter Holland, do The Offspring e Tom Scholz, do Boston, além de roqueiros talentosos, são cientistas? Pois é, a abertura da edição Rock no Metal deste ano será no dia 13 de julho e vai reunir para um bate-papo de quatro cientistas brasileiros renomados, que também são músicos. Eduardo Fleury Mortimer (UFMG), Rochel Monteiro Lago (UFMG), Marcos Pimenta (UFMG) e Emerson Gomes (IFSP). Vamos conversar sobre ensino de ciências por meio da música, divulgação científica, pesquisa em física, química e nanotecnologia. No YouTube do MM Gerdau, às 19h, com mediação de Marina Andrade, coordenadora do coMciência.

Confira quem são os nossos convidados:

Emerson Gomes

Emerson Ferreira Gomes é Licenciado em Física (UNESP/2003), Mestre (USP/2011) e Doutor (USP/2016) em Ensino de Ciências. Atualmente, é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Campus Boituva/SP e Professor Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, Câmpus São Paulo. Coordena o projeto de divulgação científica “Banca da Ciência”, no IFSP Boituva, e atua como educador, pesquisador e extensionistas nos seguintes temas: Interface entre Física e Literatura, Física e Música, Rock no Ensino de Ciências, Mídias no Ensino de Ciências, Educação Não-Formal em Ciências, Divulgação Científica e Estudos Culturais. Em 2017, foi co-autor, junto com Luís Piassi e João Ramos, do livro “Literatura e Cinema no Ensino de Física”, editado pela Livraria da Física. Em 2020, compôs e produziu o álbum “Viagens Espaço Temporais em Casa”, do projeto Polímeros Semicondutores.

Rochel Monteiro Lago

Rochel possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), uma especialização na Gifu University (Japão, 1991-1992) e doutorado em Química Inorgânica pela University of Oxford (Inglaterra, 1996). Realizou um pós-doc no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri-Espanha, 1995-1996) e em 2005 um pós-doc na HEC (Heutes Etudes Comercialles) Montreal, Canadá, no tema Empreendedorismo Tecnológico. Atualmente, é Professor Titular da UFMG e Pesquisador 1A CNPq, experiência na área de Química, com ênfase em Catálise, Ambiental, Materiais, Tratamento de Efluentes e rejeito. Tem se dedicado ao tema Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. Publicou em 2012 o livro em empreendedorismo “As Cartas de Tsuji” (Ed. UFMG), que conta a história de um pesquisador que abre uma empresa de tecnologia. Publicou em 2014 o livro paradidático “A Essência de J.” (Editora Átomo Alinea), voltado para o ensino de química para adolescentes. Foi palestrante TEDx em 2017, falando da importância das comunidades na formação de gerações futuras. Em 2018, publicou dois livros infantis “Nas Asas de Nina” e “O príncipe Girino”, que ensina a biologia de animais para alunos do fundamental.

Eduardo Fleury Mortimer

Eduardo Mortimer é bacharel e licenciado em Química, pela UFMG. É também Técnico em Química, formado pelo Colégio Técnico da UFMG. Fez seu mestrado em educação na casa, concluído em 1988. Em 1994, defendeu tese de doutorado na USP. Essa tese foi posteriormente ampliada e publicada pela Editora UFMG, em 2000, sob o título de Linguagem e formação de conceitos no Ensino de Ciências. Em 1998/99 trabalhou com o Professor James Wertsch, na Washington University in St. Louis, EUA. Em 2004/2005 esteve em Lyon, França, como professor e pesquisador convidado pelo CNRS e INRP. Em 2003, publicou, junto com o Professor Philip Scott, da Universidade de Leeds, Inglaterra, o livro Meaning Making in Secondary Science Classroom, Open University Press. Em 2014, lançou pela Springer, junto com Charbel N. El-Hani, o livro Conceptual profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts. Eduardo está aposentado, mas continua a orientar estudantes de mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da UFMG. É membro de Comitê Editorial e árbitro em revistas nacionais e internacionais das áreas de educação e de educação em ciências, além de pesquisador I-A do CNPq.

Marcos Pimenta

Marcos A. Pimenta possui graduação (1980) e mestrado em Física (1983) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Ciências pelo “Centre de Recherches sur la Physique des Hautes Temperatures” – CNRS, França (1987) e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1997-98. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador 1A do CNPq. Tem experiência em propriedades ópticas de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia Raman, nanomateriais de carbono (grafenos e nanotubos), cristais bi-dimensionais, perovskitas e transições de fase estruturais. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanomateriais de Carbono e do Centro de Tecnologia em Nanomateriais da UFMG (CT-Nanotubos). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da “The World Academy of Sciences” (TWAS).

Banda Encarnados: Formada em 2019 a partir de um grupo de jovens, a banda é composta por Aninha Cordeiro (vocal e violão), Germano Fagundes (16 anos, guitarra, baixo, bateria), Tomás M. Montero (14 anos, bateria e teclado), Catarina M. Montero (12 anos, baixo e teclado), Rochel Montero Lago (violão), além de Yasmin Bianchi e Bruno Rezende (afastados por causa da pandemia). Com a missão de inspirar jovens, usa o rock combinando diferentes estilos e letras que tentam trazer questões existenciais para a reflexão. Fazem parte da banda os professores Eduardo Mortimer e Marcos Pimenta.

13/07 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Bate-papo

Veja também