O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, juntamente com o Museu de Ciências da Terra, do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), apresentam a exposição “Meteoritos: fragmentos da história do sistema solar – a coleção do Museu de Ciências da Terra”. A mostra fica em cartaz em Belo Horizonte, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, entre os dias 20 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023, com entrada gratuita.

A exposição Meteoritos: fragmentos da história do sistema solar – a coleção do Museu de Ciências da Terra contará ao todo com 21 amostras, sendo 20 oriundas da coleção do Museu de Ciências da Terra, contendo exemplares encontrados em território nacional e de amostras de outros países como Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Letônia e Ucrânia. Como destaque, uma amostra do meteorito Gibeon, que possuía mais de 26 toneladas e caiu em tempos pré-históricos na Namíbia, sudoeste da África, gerando a 6ª maior chuva de meteoritos, em massa total, até então conhecida.

Outro exemplar que também estará presente na exposição é o meteorito Bocaiúva, amostra que, atualmente, se encontra no acervo do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e disponível para visitação. Ele pesa 64,3 Kg e possui densidade mais elevada do que algumas rochas terrestres. Ele foi descoberto na década de 1960, no município de Bocaiúva, região norte de Minas Gerais.

A mostra é fruto do projeto de itinerância do Museu de Ciências da Terra, sediado no Rio de Janeiro/RJ, que leva parte do seu acervo para outras regiões do país, com o objetivo de democratizar o acesso e preservar a memória e o patrimônio das geociências.

Durante a exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto e tocar em amostras de meteoritos – matérias sólidas que chegam à superfície da Terra vindas do espaço. Os fragmentos que entram na atmosfera terrestre, mas não chegam até à superfície, por serem destruídos pelo atrito com o ar, são chamados de meteoros ou, popularmente, estrelas cadentes. Esses são muito mais numerosos que os meteoritos. Os meteoritos são preciosas relíquias que preservam informações dos primeiros mil milhões de anos do sistema Solar.

As amostras serão exibidas na sala de Exposições Temporárias do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e a exposição contará com recursos de acessibilidade para os diversos públicos, além do apoio de educadores do Museu, que irão desenvolver com o público visitante, atividades lúdicas e educativas sobre os meteoritos.

Sobre o Museu de Ciências da Terra

A criação do Museu de Ciências da Terra ocorreu em 1907. O prédio está situado no bairro da Urca, a poucos metros do Pão de Açúcar, importante corredor cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro, em um imponente prédio de estilo neoclássico tardio tombado. A gestão administrativa e operacional do Museu de Ciências da Terra é de responsabilidade do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, empresa pública federal do Ministério de Minas e Energia.

Seu valioso acervo, um dos mais ricos da América Latina, é constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica brasileira. São mais de 10 mil amostras de minerais (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 35 mil fósseis catalogados. Sua Centro de Informação e Documentação contém em torno de 100 mil volumes de publicações relacionadas à área de geociências, além de documentos, mapas e fotografias. Há ainda uma linda biblioteca infantil. Nestes espaços são desenvolvidas oficinas e atividades educativas e culturais, proporcionando interação e entretenimento para o público.

As coleções resultam do trabalho realizado por várias gerações de profissionais que passaram pelo antigo Serviço Geológico, pelo Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM (atual Agência Nacional de Mineração), pelo projeto Radambrasil e mais tarde pela CPRM, proporcionando às novas gerações testemunhos da geologia e da história da vida na Terra. Dessa forma, o museu exerce uma importante função educativa, cultural e de preservação do patrimônio científico junto à sociedade.

Meteoritos: fragmentos da história do Sistema Solar – a coleção do Museu de Ciências da Terra
Data: quinta-feira, 20/10/22 a domingo, 29/01/23
Horário: de terça a domingo, das 12 às 18h e, quintas-feiras, das 12 às 22h
Horário especial (ação vinculada ao projeto Noturno nos Museus): sexta-feira, 18/11/2022, das 12 às 23h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita e sem necessidade de retirar ingressos

Abertura, quinta-feira, 20/10/22 12h
Encerramento, domingo, 29/01/23 18h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Exposição

Veja também