“O Museu Atravessa a Cidade” é um projeto criado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que propõe o estreitamento das relações entre museu e escola, por meio de ações educativas realizadas em escolas da rede municipal de educação infantil em Belo Horizonte.
O projeto nasceu em 2016, quando houve a orientação normativa na qual as crianças da primeira infância atendidas pela Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte somente poderiam realizar e participar de passeios, viagens e excursões com a presença dos pais ou responsáveis legais, o que passou a dificultar o acesso da primeira infância às instituições culturais. Assim, ao levar o projeto para dentro das escolas e atuar nestes territórios específicos da capital, em ações com a primeira infância e com os recortes temáticos citados, o Museu valoriza e estimula discussões relevantes para a constituição de uma sociedade mais justa e menos desigual, com o atendimento contemplando residentes em regiões de vulnerabilidade social da cidade e com baixa pontuação no Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU).
O projeto prevê formações para professores, oficinas, intervenções teatralizadas e aborda temáticas que envolvem questões étnico-raciais, de gênero, ciência, cultura e saberes populares, de modo acessível e em conexão intrínseca com os conteúdos expográficos do Museu, visando a descentralização do acesso à cultura e aos conteúdos e práticas museais. Além disso, as ações também propõem a ampliação do diálogo científico e cultural com a cidade, estendendo o alcance territorial do Museu para outras regiões de Belo Horizonte.
Em complemento às ações educativas realizadas nas escolas parceiras, o projeto também prevê a construção e distribuição de um material pedagógico que incentive e possibilite a extensão do programa educativo da escola: O kit pedagógico do “O Museu Atravessa a Cidade”, composto por amostras minerais, materiais para a reprodução das oficinas – moldes das máscaras africanas, argila, pigmentos minerais variados – e a cartilha educativa, que contém informações gerais, tutoriais e conteúdos educativos relacionados às temáticas propostas. O objetivo desse material é que as escolas participantes sejam autônomas na criação de outras atividades e na multiplicação das ações do projeto em outros momentos, ampliando o acesso e a potência das atividades.
Segunda Edição (2024)
No ano de 2024, o projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e terá novamente o patrocínio do Grupo Zelo. Entre os meses de maio e novembro, oito instituições irão receber o atendimento do projeto: Centro Infantil do Cabana, EMEI Palmeiras, EMEI Lindeia, EMEI Bairro das Indústrias, EMEI Lajedo, EMEI Cinquentenário, EMEI Vila Leonina e EMEI Camargos.
O projeto em 2024
Eixo Temático 01
Eixo Temático 02
Instituições atendidas em 2024
O papel educativo do “Mediador Contador”
Formações Educativas
Parcerias Institucionais
Primeira Edição (2022)
Em 2022, o projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio do Grupo Zelo. Ao longo do ano, dez escolas públicas (EMEIS) de BH receberam as ações, com o o atendimento de cerca de 700 alunos de 3 a 5 anos: Emei Vila Leonina, Emei Christovam Colombo, Emei Maria Sales Ferreira, Grupo de Apoio à criança e ao adolescente do Cabana, Emei Goiânia, Creche Madre Mazarello, Emei Cinquentenário, Emei Lajedo, Emei Califórnia e Emei Lucas Monteiro.
O projeto em 2022
Instituições atendidas em 2022
Travessias
Eixo Temático 01
Eixo Temático 02
Parceiros Institucionais
Formações Educativas
Informações:
Projeto: “O Museu Atravessa a Cidade”
E-Mail: projetoeducativo@mmgerdau.org.br
Telefone: (031) 3516-7211